Em Goiás, o PSOL tem cara própria!
WhatsApp Image 2022-06-06 at 11.32.09

Em Goiás, o PSOL tem cara própria!

Foram lançadas, no dia 06 de junho, em Goiânia-GO, as pré-candidaturas de Mariana Lopes e Rafael Gomes, à deputada federal e estadual, respectivamente.

Mariana Lopes 6 jun 2022, 11:05

Foram lançadas, no dia 06 de junho, em Goiânia-GO, as pré-candidaturas de Mariana Lopes e Rafael Gomes, à deputada federal e estadual, respectivamente.

O evento de lançamento contou com cerca de 50 pessoas que se reuniram para uma feijoada numa tarde de domingo na capital goiana. Os pré-candidatos receberam, em vídeo, o apoio das deputadas Fernanda Melchiona, Sâmia Bomfim, Luciana Genro, Mônica Seixas e Fábio Félix. Presencialmente, diversos militantes do partido, inclusive pré-candidatas majoritárias, das mais variadas correntes os saudaram. Compareceram ainda artistas, produtores e articuladores culturais, jornalistas, professores, servidores públicos e demais ativistas.

Mariana Lopes foi candidata a vereadora em 2020 e recebeu 1614 votos em sua primeira candidatura. É servidora pública, técnica-administrativa em educação na Universidade Federal de Goiás, foi diretora da Fasubra (federação de sua categoria) e atua também no movimento feminista há muitos anos.

Rafael Gomes é músico, produtor e articulador cultural. Foi baixista da banda Francisco, elHombre. Além da Cultura, pauta primordial, também é militante ecossocialista, atua na permacultura e nas lutas dos povos originários.

Ambos do Movimento Esquerda Socialista (MES), corrente fundada nas terras goianas há pouco tempo e tem construído o PSOL nas suas instâncias internas (Secretaria Geral do Diretório Estadual, com o companheiro VictorVictor; e Tesouraria do Diretório Municipal de Goiânia, com Mariana) de maneira aguerrida e responsável, tendo sido fundamentais nas discussões internas para garantir a postulação também de pré-candidaturas do partido aos cargos majoritários. Destacamos que lançaríamos Geovanna Xavier – mulher trans lésbica, mãe de santo na umbanda e motorista de app – como pré-candidata ao governo, porém, tivemos problemas burocráticos da última eleição que ela deputou (2018). Teria sido único, num estado tão conservador como o nosso, ter Geovanna candidata! Nos organizemos para a próxima, como temos buscado nas ruas, nas lutas e nos movimentos, com data para um primeira atividade do Juntos já marcada na Universidade e a perspectiva de formação de um grupo de estudos sobre raça/etnia luta antirracista.

A dobradinha Mariana Lopes-Rafael Gomes apresenta discussões centrais da sociedade, sobretudo nos tempos atuais: educação, funcionalismo público, feminismo, cultura e ecossocialismo. Essas, tornam-se mais necessárias ainda no contexto geral do Brasil, no governo Bolsonaro, e em Goiás, com Caiado. 

O PSOL parte para a dura jornada das Eleições de 2022 recebendo esse reforço vindo do Centro-Oeste, com cara própria e muita disposição para a luta!


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores