Entrevista com Mônica Baltodano, comandante histórica da Revolução Nicaraguense
mqdefault

Entrevista com Mônica Baltodano, comandante histórica da Revolução Nicaraguense

Entrevista com Mônica Baltodano, a comandante histórica da Revolução Nicaraguense atualmente perseguida pela ditadura da família Ortega e exilada na Costa Rica.

Revista Movimento 15 jun 2022, 09:53

Bruno Magalhães e Antônio Neto entrevistam Mônica Baltodano, a comandante histórica da Revolução Nicaraguense atualmente perseguida pela ditadura da família Ortega e exilada na Costa Rica, com exclusividade para a Revista Movimento.

——————————————-

Mónica Baltodano Marcenaro nasceu no ano de 1954 na cidade de Leon. Foi líder estudantil e aos 20 anos foi para a clandestinidade, juntando-se às fileiras do movimento sandinista na luta contra a ditadura de Anatásio Somoza. Foi presa e torturada nas prisões de Somoza. Após sua libertação, se tornou membro do Estado Maior da Frente Sandinista de Libertação Nacional e foi promovida ao status de Comandante Guerrilheira após a vitória da revolução em 1979. Apenas três mulheres receberam este posto, incluindo Dora Maria Telles, presa política do regime de Daniel Ortega.

Mônica foi Vereadora, Deputada Nacional, Vice-Ministra, líder da FSLN durante anos e recebeu inúmeras condecorações. Mônica foi afastada do centro de decisões da FSLN por divergir do rumo adotado por Daniel Ortega, seu caudilhismo, seus desvios burocráticos e sua aproximação com setores da direita e seu apoio ao CAFTA (Tratado de Livre Comércio com os EUA), até fundar, com outros camaradas, o Movimento de Resgate do Sandinismo (Movimiento de Rescato del Sandinismo) em 2005.

Entre outras razões, a repressão violenta das revoltas de 2018, Mônica tem sido voz crítica ao regime da família Ortega/Murillo, que ela descreve como uma ditadura.

Mónica, muito gentilmente, nos concedeu uma entrevista esclarecedora, sobre suas posições e sobre a trajetória autoritária de Daniel Ortega e Rosario Murillo a frente do governo da Frente Sandinista.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 17 jan 2025

Cessar-fogo: a solidariedade com a Palestina deve seguir

O acordo que põe fim ao ataque sionista contra a Faixa de Gaza é uma vitória que deve aprofundar a solidariedade à luta palestina
Cessar-fogo: a solidariedade com a Palestina deve seguir
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi