EXIGIMOS QUE O GOVERNO RESPONDA AOS 10 PONTOS DA CONAIE E ACABAR COM A REPRESSÃO

Após nove dias de intensa agitação política nas cidades do Equador, contabilizando 52 feridos, 2 mortos e 84 presos, organizações da esquerda equatoriana fazem um apelo a que se atendam as exigências da CONAIE, por denuncia e solidariedade internacional e pelo fim da repressão do Estado. Leia a seguir a nota lançada na manhã desta terça feira.

22 jun 2022, 19:32

Passados nove dias de mobilização, os povos indígenas chegam a Quito. A CONAIE apresentou suas dez exigências sobre questões cruciais para a vida dos equatorianos. O governo respondeu com algumas medidas, sem tocar nas questões fundamentais, e desatou a repressão. A CONAIE exige que o diálogo não sirva para deter e desmobilizar o povo, mas para implementar políticas concretas.

Agora, a luta continua em Quito, apesar do cerco policial. O governo estende o decreto do estado de emergência e a escalada repressiva está aumentando: 52 feridos, 2 mortos, 84 presos. Enquanto isso, o apoio à greve cresce. A FUT e as organizações populares convocam uma mobilização geral amanhã, quarta-feira 22 de junho. As universidades, em um ato de humanidade elementar, abriram suas portas para receber os povos indígenas, ao mesmo tempo em que clamavam por diálogo.

É urgente buscar uma solução democrática para o conflito: revogar o estado de emergência, denunciar a brutalidade policial e as prisões arbitrárias, pedir às Forças Armadas e à polícia que não voltem suas armas contra seu povo, denunciar as agressões das forças da ordem contra a luta social em nível internacional.

Luta social

Cabe a nós que vivemos na cidade abrir nossas portas e nossos corações para acolher nossos irmãos e irmãs do campo e das províncias. É essencial que os principais movimentos sociais e ativistas que lutam nas ruas coordenem todo o apoio possível.

Devemos responder ao chamado da CONAIE para organizar uma Assembléia Popular Unitária. Exigimos que a FUT chame os setores populares urbanos para apoiar esta iniciativa. Exigimos a libertação imediata de TODOS os presos políticos, incluindo os Guevaristas que foram presos nos dias que antecederam a greve.

É hora de a unidade parar a agenda neoliberal e a tentativa de implementar um estado policial repressivo.

Quito, 21 de junho de 2022

Comisión de Vivencia Fe y Política. COVIFEP, Comuna, Movimiento Revolucionario de los Trabajadores. MRT e Montecristi Vive


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 06 dez 2024

A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica

A lutas dos trabalhadores em São Paulo foi um marco na mobilização para melhores jornadas de trabalho.
A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi