Luciana Genro e Fernanda Melchionna se unem à luta de estudantes da Unisinos
295590917_592414482240588_5422249768457466650_n

Luciana Genro e Fernanda Melchionna se unem à luta de estudantes da Unisinos

Universidade gaúcha anunciou o encerramento de 12 cursos de pós-graduação, causando surpresa nos corpos docente e discente

Redação da Revista Movimento 28 jul 2022, 11:35

A deputada estadual Luciana Genro e a deputada federal Fernanda Melchionna, ambas do PSOL-RS, reuniram-se com uma representante dos estudantes de pós-graduação da Unisinos na segunda-feira (25). Na semana passada, a universidade anunciou o encerramento de 12 cursos, surpreendendo professores e alunos.

Um dos programas que serão fechados é o de Comunicação Social, o único da região Sul com nota 6 pela avaliação da Capes. Conforme a doutoranda em Comunicação Bianca Rosa, questionada, a universidade justificou que o fechamento faz parte do planejamento estratégico da instituição.

“Alguns PPGs começaram a informar que não teriam processo seletivo, e então a avisar os professores, foi feito de forma muito sorrateira. Isso seguiu uma lógica muito empresarial, disseram que estão com problema de grana e resolveram focar na graduação”, relatou, acrescentando que a Capes emitiu uma nota sobre o aumento de investimentos na pós-graduação da Unisinos, além do aumento no número de bolsas em 2022.

Os pós-graduandos lutam para reverter a decisão e solicitaram apoio das parlamentares. Segundo Bianca, embora a Unisinos prometa manter os programas até 2025, para que todos os alunos concluam os cursos, a perspectiva de fechamento prejudica as aulas e pesquisas.

“Não tem como eles prometerem excelência e estrutura até o final da nossa tese, porque os professores já estão sabendo que vão ser demitidos. Isso é uma situação extremamente cruel e desumana. Para nós, é horrível fazer uma pesquisa sabendo que nossos professores já estão demitidos”, ponderou.

Algumas estratégias

A deputada Luciana Genro sugeriu que seja criada uma comissão que represente pós-graduandos de todos os cursos a serem descontinuados e solicitar uma reunião com a Reitoria.

“Vocês fazem esse pedido, criam essa organização, e nós entramos em campo pedindo para sermos recebidas junto. A mobilização de vocês é muito importante para tentar frear esse processo”, orientou.

Fernanda Melchionna destacou que a situação dos professores também é preocupante e seria interessante eles procurarem o sindicato que representa a categoria, o Sinpro, assim como se somarem à luta contra os fechamentos.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 31 maio 2025

Há uma guerra em curso contra o meio ambiente

As respostas à emergência climática tornam-se lutas cada vez mais centrais perante os ataques do capital e dos governos
Há uma guerra em curso contra o meio ambiente
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Sem internacionalismo, não há revolução!
Conheça a nova edição da Revista Movimento! Assine a Revista!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça a nova edição da Revista Movimento! Assine a Revista!

Autores

Camila Souza