Só a luta muda a vida: greve dos trabalhadores do transporte público da cidade de São Paulo

Só a luta muda a vida: greve dos trabalhadores do transporte público da cidade de São Paulo

Na madrugada do dia 29/06, depois de 8 anos sem mobilização da categoria, os trabalhadores do transporte público da cidade de São Paulo decretaram greve.

Na madrugada do dia 29/06, depois de 8 anos sem mobilização da categoria, os trabalhadores do transporte público da cidade de São Paulo decretaram greve. Entre as reivindicações estão participação nos lucros (PLR), hora de almoço remunerada e fim dos descontos de atestados no Vale Refeição.

Desde o início de Maio/2022, quando a data-base começou a ser discutida, o sentimento entre a categoria é de indignação e revolta. Uma paralização foi realizada e os trabalhadores conquistaram 12,47% de reajuste e aumento de $3,49 no VR, mas isso não é suficiente. Os trabalhadores do transporte atuam em péssimas condições, em garagens e terminais sem banheiro adequado, sem refeitório ou mínima estrutura para que consigam se alimentar ou descansar depois de horas na condução de um ônibus. Foram esses trabalhadores que mantiveram a cidade funcionando durante a pandemia e só na capital mais de 200 perderam sua vida para a COVID. Por tudo isso, na última terça-feira entramos em greve!

No dia seguinte o tribunal de justiça julgou como ilegal nossa mobilização, com isso poderemos ter 2 dias de descontos na folha de pagamento, uma grande perda para os pais e mães de família que já sofrem a consequência de uma crise que achata cada vez mais os salários. Como se não bastasse enfrentarmos os interesses da patronal que só quer lucrar sobre o nosso trabalho, o sindicato que deveria defender os interesses da categoria está de costas para o trabalhador, são inúmeras denúncias de corrupção que já foram divulgadas pela grande mídia, uma injustiça sem tamanho frente a uma categoria tão massacrada pelo cotidiano da vida atrás do volante e das catracas.

Justamente por essas denúncias e por ser pelega a atual gestão do sindicato está nas cordas, o que abre espaço para que se organize pela base um levante de trabalhadores dispostos a transformar o sindicato em ferramenta de luta ou grupos oportunistas que reproduzem a lógica da gestão de agora, e por relação com a patronal podem ganhar destaque.

Assim, nossa categoria só tem uma saída, seguir organizando nas garagens a indignação dos trabalhadores e canalizando essa revolta para a luta política por nossos direitos e por condições dignas de trabalho para os condutores, cobradores e funcionários da manutenção. Essa é a tarefa da oposição radical dos condutores.

NEM UM PASSO ATRÁS!


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores