Projeto desenvolvido pelo MTST ganha prêmio da ONU
Ação ‘Cozinhas Solidárias’ foi destaque no prêmio Desafio da Infância Saudável, das Nações Unidas
O prêmio Desafio da Infância Saudável promovido pelo fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) premiou um importante trabalho realizado em solo brasileiro: o projeto “Cozinhas Solidárias”, desenvolvido pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST),. A distinção é concedida em parceria com o braço social da dinamarquesa Novo Nordisk.
Os ganhadores, apresentados nesta quinta-feira (15), receberão US$ 100 mil dólares (cerca de R$ 530 mil) para re-investir no projeto. As informações são da coluna de Leonardo Sakamoto, no UOL.
Criada no princípio da pandemia de Covid-19, a Cozinha Solidária tenta reduzir a insegurança alimentar por meio de uma rede de cozinhas comunitárias que oferecem refeições balanceadas para famílias vulneráveis, entre outros serviços, como a criação de hortas comunitárias.
O MTST já havia sido reconhecido com o prêmio ImaGen Ventures, da Generation Unlimited, na COP-27, em novembro, pelo projeto que instalou minicisternas sustentáveis no assentamento Maria da Penha, em Guarulhos (SP). A iniciativa garantiu água para mais de 2,3 mil famílias.
Também brasileiro, o projeto “Ajuri”, da Usina da Imaginação foi destacado na premiação. A iniciativa usa vídeos dentro do contexto cultural de comunidades indígenas e afro-brasileiras para melhorar a alimentação e a atividade física das crianças.