Residentes da área médica fazem dia de mobilização em Porto Alegre
WhatsApp Image 2022-12-08 at 12.49.23

Residentes da área médica fazem dia de mobilização em Porto Alegre

Sem garantia de salários, em função de contingenciamento promovido pelo governo Bolsonaro, categoria prevê paralisação de atividades

Tatiana Py Dutra 8 dez 2022, 14:28

O congelamento de verbas para o Ministério da Educação, anunciado pelo governo Bolsonaro na semana passada, coloca em risco também o atendimento em saúde pública no país. Vitais para o funcionamento de hospitais e clínicas, os residentes multiprofissionais não tem garantia de que receberão salários – e prometem cruzar os braços. Estima-se que o número de profissionais atingidos no Brasil passe de 115 mil.

Nesta quinta-feira (8), cerca de 50 residentes que atuam no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) promoveram um dia de mobilização contra o contingenciamento de verbas.  

“Se o MEC não pagar, os residentes vão parar”, gritavam os residentes, que vestiam roupas pretas e carregavam cartazes com frases como “60 horas semanais: paguem o salário”, “Pós-graduação em Luta” e “Saúde é prioridade”.

O Ministério da Economia anunciou que deixará de enviar R$ 15,7 milhões ao HCPA, e cerca de R$ 17 milhões ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC). O calote vai impactar no pagamento de prestadores de serviço, materiais médicos, de limpeza e higiene e medicamentos dos hospitais. As bolsas-salário dos residentes, a serem pagas em 1º de janeiro, também estão ameaçadas.

O Sindisaúde-RS – considerado um dos mais atuantes sindicatos de profissionais da área de saúde do Estado – uniu-se à manifestação dos residentes, que atuam nas áreas de Enfermagem, Serviço Social, Farmácia, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Psicologia e Física Médica. 

“Os residentes não podem ter outro tipo de contrato e vão ficar sem o salário que paga o aluguel e a alimentação deles”, comentou Etevaldo Teixeira, do Sindisaúde-RS.

Ao jornal Zero Hora, a assistente social Alexia Prestes, 24 anos, calculou que mais da metade dos colegas passam o mês com a bolsa-residência:

“É nosso único sustento, pois muitos não têm família que auxilie”, contou.

No início da  tarde, a mobilização se ampliou, contando com a presença da deputada estadual e presidente do PSOL-RS, Luciana Genro, além dos coletivos Levante e Juntos.

(Texto em atualização)


TV Movimento

Encontro Nacional do MES-PSOL

Ato de Abertura do Encontro Nacional do MES-PSOL, realizado no último dia 19/09 em São Paulo

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!
Editorial
Israel Dutra | 03 out 2025

Liberdade para os presos políticos da flotilha, liberdade para toda Palestina

Uma nova situação política se gesta no horizonte, com mais polarização e choques
Liberdade para os presos políticos da flotilha, liberdade para toda Palestina
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores