Abaixo-assinado pede restituição da contagem do tempo trabalhado pelos servidores na pandemia
18082021-ato18M-paulista_009-Jesus-Carlos-e-Fabiano-1024x624-1

Abaixo-assinado pede restituição da contagem do tempo trabalhado pelos servidores na pandemia

Iniciativa do mandato da Sâmia Bomfim já reuniu cerca de 4,5 mil adesões em apoio ao projeto que quer revogar o congelamento imposto por Bolsonaro

Mandato Sâmia Bomfim 27 fev 2023, 08:30

O mandato da Sâmia Bomfim (PSOL-SP) lançou um abaixo-assinado virtual em defesa dos direitos dos servidores públicos. A campanha Aprova PLP 40 já! tem o intuito de pressionar a Câmara pela votação da proposta apresentada por ela e outros deputados do PSOL para restituir a contagem do tempo de trabalho dos servidores públicos, congelada pelo governo Bolsonaro durante a fase crítica da pandemia de covid-19. Em apenas dez dias, cerca de 4,5 mil pessoas já aderiram.

O congelamento teve início em 2020, quando o ex-presidente propôs a Lei Complementar 173, estabelecendo o chamado Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus. O objetivo era determinar regras para o repasse de verbas da União aos municípios, estados e Distrito Federal, permitindo ao governo federal gastar sem cometer crime de responsabilidade.

Mas Bolsonaro e Paulo Guedes não perderam a chance de demonstrar o desprezo que sentem pelo serviço público. Sob o falso pretexto de conter a crise econômica, colocaram mais essa “granada no bolso” dos trabalhadores.

“A gente sabe que o governo Bolsonaro foi muito ruim para os servidores brasileiros. Agora que estamos num momento de retomada, reconstrução e reparação de injustiças, revogar essa decisão é fundamental. No contexto da pandemia, os servidores trabalharam muito, especialmente em algumas áreas, como a da saúde. Durante esse tempo de dedicação, por uma medida completamente arbitrária que, infelizmente, depois foi referendada pelo Congresso Nacional, esse tempo de trabalho não está sendo contado”, explica a deputada.

Pela LC 173, a contabilização do tempo de serviço prestado ficou paralisada até 31 de dezembro de 2021. Isso significa que, mesmo que tenham trabalhado de forma mais exaustiva para ajudar o Brasil no combate à covid, os servidores públicos perderam diversos benefícios, tanto os que eram devidos na época como os que seriam pagos no futuro. Entre eles: adequações de remuneração, reajustes e aumentos salariais, anuênios, triênios, quinquênios, licenças-prêmio e criação ou majoração de bônus e auxílios de qualquer natureza.

No último dia 14, Sâmia protocolou um pedido para que o PLP 40/2022 seja pautado com urgência no plenário da Câmara. Para pressionar os demais parlamentares a votarem pelo fim dessa crueldade deixada pelo desgoverno, a deputada convida a sociedade para fazer coro e endossar a luta pela restituição dos direitos negados aos servidores. Clique aqui e assine você também!


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 12 nov 2024

A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!

Governo atrasa anúncio dos novos cortes enquanto cresce mobilização contra o ajuste fiscal e pelo fim da escala 6x1
A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi