CPI dos Atos Antidemocráticos entra em atividade em Brasília
Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.

CPI dos Atos Antidemocráticos entra em atividade em Brasília

Comissão proposta pelo PSOL e partidos de oposição a Ibaneis Rocha vai investigar omissões de autoridades públicas em atividades terroristas ocorridas entre dezembro e janeiro

Tatiana Py Dutra 8 fev 2023, 13:00

Dez dias depois do 8 de janeiro, quando uma horda de bolsonaristas espalhou destruição pelos prédios da Praça dos Três Poderes, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoveu reunião extraordinária. De forma unânime, os parlamentares decidiram pela instauração de uma CPI para investigar responsabilidades e conivências. Porém, as atividades da comissão só começaram ontem (7), quase um mês depois.

Segundo o deputado distrital  Fabio Félix, a demora na instalação ocorreu em função da disputa pelo comando da CPI. Segundo ele, a maioria dos parlamentares da CLDF faz parte da base aliada do governador afastado, Ibaneis Rocha (MDB) e manobra para garantir para o bloco a presidência e a relatoria da comissão – mesmo que a iniciativa de instalá-la tenha partido de partidos de oposição (PT e Psol/PSB).

“A CPI dos atos golpistas já deveria estar funcionando desde a semana passada, quando nós da oposição exigimos uma divisão igualitária dos cargos dirigentes. A base não topou ceder”, contou Félix ao portal Congresso em Foco.

Conforme o deputado, o esforço da maioria em tomar o poder na CPI tende a proteger atores do governo e das forças de segurança do DF, omissas nos atos do dia 8 de janeiro e também em 12 de dezembro. No dia da diplomação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), bolsonaristas incendiaram carros e ônibus no centro de Brasília, e ameaçaram invadir o prédio da Polícia Federal. Mesmo assim, ninguém foi preso. 

“Se a própria Secretaria de Segurança Pública do DF já tinha identificado o caráter golpista e violento desses atos, por que deixou de agir?”, questiona o deputado.

Definições

Em reunião a portas fechadas, realizada na tarde desta terça-feira, enfim foram definidos os sete membros titulares da CPI dos Atos Antidemocráticos. O deputado Chico Vigilante (PT) foi eleito presidente, e a deputada Jaqueline Silva (sem partido), vice. A relatoria ficou com Hermeto (MDB), conforme indicação do presidente. Fabio Félix é o segundo nome da oposição a integrar o grupo.

“Todo mundo concedeu um pouco, e agora teremos de responder à sociedade”, avaliou o deputado. “Com uma atuação independente e firme, a comissão pode entrar para a histórica como um espaço no poder legislativo que ajudou a defender a nossa democracia”.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 19 nov 2024

Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas

As recentes revelações e prisões de bolsonaristas exigem uma reação unificada imediata contra o golpismo
Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi