PERU: Unidade para lutar, unidade para vencer! Dina renuncie já! Fechamento do Congresso já!
IMG-20230204-WA0005-1024x683-1

PERU: Unidade para lutar, unidade para vencer! Dina renuncie já! Fechamento do Congresso já!

A busca pela unidade do movimento democrático contra a ditadura peruana é a tarefa central nesse momento.

Súmate Al Nuevo Perú 6 fev 2023, 18:19

Via Súmate al Nuevo Perú

A Sra. Dina Boluarte ainda está teimando em se apegar ao governo. O pedido do Legislativo para antecipar as eleições, com o qual ela procurou desmontar a mobilização e salvar o regime, foi apenas uma manobra, pois a proposta foi arquivada pelo Comitê de Constituição. A ditadura cívico-militar que ele lidera está cada vez mais isolada não só pela força da mobilização popular, mas também porque setores que antes a apoiavam estão agora se unindo ao clamor popular que exige sua renúncia imediata; mas também é a solidariedade internacional da esquerda e das organizações progressistas da América e do mundo que contribui para o isolamento da ditadura e para o fortalecimento do movimento popular, razão pela qual, cada ação, cada mobilização, cada expressão de luta coloca Boluarte contra as cordas e aproxima sua derrota.

Depois de muito tempo, pela primeira vez no campo popular em nível nacional temos unidade nas demandas, isto foi fundamental para alcançar progressos na luta. Também a unidade em cada ação tem dado a estas demandas comuns a força que elas têm.

O caminho, em todos os momentos, é construir e fortalecer a unidade e reforçá-la ao máximo, para conseguir a demissão de Dina Boluarte, que preside o regime ditatorial, hoje é a prioridade número um de cada combatente, não há espaço para o sectarismo, protagonismo, personalismo, isto vai contra o processo e em favor da ditadura. É por isso que devemos lutar e denunciar todas as tentativas de divisão e política antiunitária.

Nesta linha, saudamos o fato de os camaradas das regiões terem formado um órgão de liderança, e é positivo que ele se articule e coordene com a Assembleia Nacional dos Povos (ANP), CGTP e outras forças populares e de esquerda. Eles têm um grande desafio e uma grande responsabilidade diante de milhares de irmãos e irmãs, que confiam e sabem por experiência que a unidade nos torna fortes e nos aproxima da vitória.

A partir deste espaço, convidamos as forças de esquerda e o movimento popular a lutar, a permanecer firmes e unidos, as condições para a vitória são favoráveis e a correlação de forças também é favorável. Apesar da dura repressão, perseguição, prisões de líderes e ativistas, o movimento cresce e se fortalece nesta linha, saudamos as delegações militantes vindas das macrorregiões. Nada nos impede de derrubar a ditadura civil-militar liderada por Dina Boluarte e seu gabinete assassino.

Por último, apoiamos o apelo para a grande greve nacional em 9 de fevereiro, juntamente com o dia da mobilização e as ações acordadas pelas regiões. Finalmente, a luta não termina aqui, o assassinato de 65 compatriotas e combatentes sociais executados pela polícia e pelas forças militares não pode e não deve ficar impune. A luta deve continuar pela liberdade dos detentos e impor uma solução fundamental através de uma Assembleia Constituinte livre e soberana para recuperar e reconstruir nossa pátria.

Súmate, 04/02/2023


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 06 dez 2024

A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica

A lutas dos trabalhadores em São Paulo foi um marco na mobilização para melhores jornadas de trabalho.
A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi