Bancada do PSOL envia notícia crime ao STF contra Nikolas Ferreira
nikolas

Bancada do PSOL envia notícia crime ao STF contra Nikolas Ferreira

MPF também representou contra parlamentar bolsonarista por discurso transfóbico na tribuna da Câmara

Redação da Revista Movimento 9 mar 2023, 13:11

Em pleno Dia Internacional da Mulher o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) usou

a tribuna da Câmara dos Deputados para proferir um discurso criminoso contra mulheres trans. Usando uma peruca loira, e dizendo chamar-se “deputada Nicole”, com “lugar de fala”, para afirmar que “as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres. Minutos antes, as deputadas Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG), primeiras transexuais eleitas na Câmara haviam usado a tribuna,

Entre outros impropérios, defendeu o direito de “um pai não querer que um marmanjo de dois metros de altura entre no banheiro da filha sem ser considerado um transfóbico”, e afirmou que as mulheres não devem nada ao feminismo. 

A fala causou revolta. A bancada do PSOL enviou notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF) por crime de transfobia – que, desde 2019, é equiparado ao crime de racismo.

As deputadas Erika Hilton  e Tabata Amaral (PSB-SP) entrarão com pedido de cassação do mandato de Nikolas.

“Transfobia é crime! E mandato parlamentar não pode servir de escudo para a impunidade. Esse sujeito vai ter que responder no Conselho de Ética e no STF por seus atos!”, comentou a deputada Sâmia Bomfim. “Estamos entrando com uma notícia-crime no STF contra o deputado que, infelizmente, foi para tribuna no Dia Internacional de Luta das Mulheres para tentar nos dizer o que é a pauta feminina. Nada mais típico de um machista desocupado do que fazer isso justamente no dia 8 de março. Tentou fazer uma piada sobre aquilo que não tem graça”, completou a deputada.

MPF fez representação

O Ministério Público Federal (MPF) pediu que a Câmara apure “suposta violação ética” de Nikolas. Segundo a procuradora Luciana Loureiro, o parlamentar usou o tempo na tribuna para, “a pretexto de discursar sobre o dia internacional da mulher, referir-se de forma desrespeitosa às mulheres em geral e ofensiva às mulheres trans em especial”. A procuradora representou pela adoção de medidas de responsabilização cível (dano moral coletivo) e/ou criminal contra o deputado.

Nikolas Ferreira já responde por transfobia desde fevereiro, em 2020, quando era vereador em Belo Horizonte, disse em entrevista que sua colega Duda Salabert “é homem”.

“Ele é homem. É isso o que está na certidão dele, independentemente do que ele acha que é”, afirmou.

Foi com ofensas e impropérios desse quilate que um certo Jair Bolsonaro (PL) deixou de ser um deputado federal de baixo clero para conquistar mentes que operam dentro desse mesmo registro moral. Se o mandato de Nikolas não for cassado, existe a possibilidade de  a extrema direita protagonizar mais momentos como esse no parlamento. Novos monstros hão de se apresentar.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores