Câmara Municipal de São Paulo aprova a criação do Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos na cidade
marielle-franco-ninja-768x512

Câmara Municipal de São Paulo aprova a criação do Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos na cidade

A proposta, protocolada em 2018 pela então vereadora Sâmia Bomfim (PSOL), pretende homenagear pessoas que atuam na promoção e defesa dos Direitos Humanos

Redação da Revista Movimento 2 mar 2023, 13:00

O mês de março desse ano marca os cinco anos do assassinato da vereadora carioca Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes. Pensando nisso, a vereadora Luana Alves (PSOL) entrou numa batalha para desarquivar e aprovar o projeto, que passou a ter sua coautoria. Proposto por sua colega de partido e agora deputada federal, Sâmia Bomfim, o PR 03-08/2018 homenageia a vereadora assassinada, que teve a vida pública e o legado político marcados pelo ativismo em defesa dos Direitos Humanos. 

Aprovado por ampla maioria, com 41 votos a favor e 5 contra, o Projeto de Resolução vai agora à promulgação da presidência da Câmara Municipal de São Paulo.

“Uma vitória gigante. A instituição de um prêmio de direitos humanos, que reconheça defensoras e defensores dos DH na cidade de São Paulo, com o nome de Marielle, é uma emoção muito grande.  E é uma justiça à companheira que foi assassinada no exercício da defesa dos direitos da população das periferias. Cada pessoa que for homenageada por esse prêmio será digna de grande honra.” afirmou a vereadora do PSOL, Luana Alves.

“Quando lá atrás, em 2018, propusemos a criação desse Prêmio, fizemos para homenagear nossa companheira e levar adiante o seu legado, mas, também, para valorizar e dar mais visibilidade aos ativistas de direitos humanos na nossa cidade. Uma vez que o Brasil é recordista na violação de diversos direitos fundamentais e, infelizmente, no assassinato de ativistas que defendem direitos humanos. A aprovação do projeto hoje é também um passo importante na batalha por justiça para Marielle e por todos aqueles que perderam sua vida lutando!” disse a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP).


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 05 set 2025

Bolsonaro no banco dos réus

O destino de Bolsonaro embaralha os planos eleitorais da extrema-direita e coloca disputas em aberto
Bolsonaro no banco dos réus
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores