Câmara Municipal de São Paulo aprova a criação do Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos na cidade
marielle-franco-ninja-768x512

Câmara Municipal de São Paulo aprova a criação do Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos na cidade

A proposta, protocolada em 2018 pela então vereadora Sâmia Bomfim (PSOL), pretende homenagear pessoas que atuam na promoção e defesa dos Direitos Humanos

Redação da Revista Movimento 2 mar 2023, 13:00

O mês de março desse ano marca os cinco anos do assassinato da vereadora carioca Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes. Pensando nisso, a vereadora Luana Alves (PSOL) entrou numa batalha para desarquivar e aprovar o projeto, que passou a ter sua coautoria. Proposto por sua colega de partido e agora deputada federal, Sâmia Bomfim, o PR 03-08/2018 homenageia a vereadora assassinada, que teve a vida pública e o legado político marcados pelo ativismo em defesa dos Direitos Humanos. 

Aprovado por ampla maioria, com 41 votos a favor e 5 contra, o Projeto de Resolução vai agora à promulgação da presidência da Câmara Municipal de São Paulo.

“Uma vitória gigante. A instituição de um prêmio de direitos humanos, que reconheça defensoras e defensores dos DH na cidade de São Paulo, com o nome de Marielle, é uma emoção muito grande.  E é uma justiça à companheira que foi assassinada no exercício da defesa dos direitos da população das periferias. Cada pessoa que for homenageada por esse prêmio será digna de grande honra.” afirmou a vereadora do PSOL, Luana Alves.

“Quando lá atrás, em 2018, propusemos a criação desse Prêmio, fizemos para homenagear nossa companheira e levar adiante o seu legado, mas, também, para valorizar e dar mais visibilidade aos ativistas de direitos humanos na nossa cidade. Uma vez que o Brasil é recordista na violação de diversos direitos fundamentais e, infelizmente, no assassinato de ativistas que defendem direitos humanos. A aprovação do projeto hoje é também um passo importante na batalha por justiça para Marielle e por todos aqueles que perderam sua vida lutando!” disse a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP).


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 19 nov 2024

Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas

As recentes revelações e prisões de bolsonaristas exigem uma reação unificada imediata contra o golpismo
Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi