Deputada do PSOL apresenta PL que define impedimento de aborto legal como crime de tortura 
1097811-rvrsa_abr20171113_0410

Deputada do PSOL apresenta PL que define impedimento de aborto legal como crime de tortura 

Projeto de lei de autoria de Sâmia Bomfim visa resguardar o direito vítimas de estupro e gestantes sob risco de vida

Redação da Revista Movimento 17 mar 2023, 11:08

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) protocolou na Câmara dos Deputados um projeto que esnquadra tentativas de impedimento ao aborto legal no rol da  Lei da Tortura (nº 9.455/97), que prevê pena de dois a oito anos de prisão.

O projeto foi apresentado no último dia 8, Dia Internacional das Mulheres. A ideia é que, além de garantir a interrupção da gravidez em casos de estupro e risco de vida para a gestante, o projeto de lei estenda a casos de feto anencéfalo – acompanhando decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2012. Na ocasião, a Corte definiu que a manutenção de um feto sem chance de vida é submeter a pessoa que gesta à tortura física e psicológica.

O texto do PL apresenta como argumento e justificativa o caso de uma menina de 11 anos de Santa Catarina que teve o acesso ao aborto legal negado pela juíza. Em uma audiência, a magistrada Joana Ribeiro Zimmer perguntou se a criança, vítima de estupro,  “suportaria ficar mais um pouquinho” grávida. Conforme Sâmia, é muito comum que profissionais que deveriam fazer parte da rede de apoio às vítimas – da área da saúde, Justiça, polícia – recorrentemente trabalham para interferir na realização de aborto legal

“Cerca de 70% dos casos de violência sexual no Brasil são contra menores de idade. Então, a gente está falando de crianças que acabam sendo obrigadas a carregar uma gestação depois de passarem uma situação dessa. É perverso, é cruel, é odioso com a infância e com as mulheres brasileiras”, disse Sâmia à revista Marie Claire.

Se aprovado, o PL incluirá na Lei da Tortura inciso que definirá o crime como constrangimento ou ação que vise, de qualquer maneira, “retardar, dificultar ou impedir a interrupção da gravidez dentro das hipóteses permitidas pelo ordenamento jurídico”.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi