Deputada do PSOL apresenta PL que define impedimento de aborto legal como crime de tortura 
1097811-rvrsa_abr20171113_0410

Deputada do PSOL apresenta PL que define impedimento de aborto legal como crime de tortura 

Projeto de lei de autoria de Sâmia Bomfim visa resguardar o direito vítimas de estupro e gestantes sob risco de vida

Redação da Revista Movimento 17 mar 2023, 11:08

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) protocolou na Câmara dos Deputados um projeto que esnquadra tentativas de impedimento ao aborto legal no rol da  Lei da Tortura (nº 9.455/97), que prevê pena de dois a oito anos de prisão.

O projeto foi apresentado no último dia 8, Dia Internacional das Mulheres. A ideia é que, além de garantir a interrupção da gravidez em casos de estupro e risco de vida para a gestante, o projeto de lei estenda a casos de feto anencéfalo – acompanhando decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2012. Na ocasião, a Corte definiu que a manutenção de um feto sem chance de vida é submeter a pessoa que gesta à tortura física e psicológica.

O texto do PL apresenta como argumento e justificativa o caso de uma menina de 11 anos de Santa Catarina que teve o acesso ao aborto legal negado pela juíza. Em uma audiência, a magistrada Joana Ribeiro Zimmer perguntou se a criança, vítima de estupro,  “suportaria ficar mais um pouquinho” grávida. Conforme Sâmia, é muito comum que profissionais que deveriam fazer parte da rede de apoio às vítimas – da área da saúde, Justiça, polícia – recorrentemente trabalham para interferir na realização de aborto legal

“Cerca de 70% dos casos de violência sexual no Brasil são contra menores de idade. Então, a gente está falando de crianças que acabam sendo obrigadas a carregar uma gestação depois de passarem uma situação dessa. É perverso, é cruel, é odioso com a infância e com as mulheres brasileiras”, disse Sâmia à revista Marie Claire.

Se aprovado, o PL incluirá na Lei da Tortura inciso que definirá o crime como constrangimento ou ação que vise, de qualquer maneira, “retardar, dificultar ou impedir a interrupção da gravidez dentro das hipóteses permitidas pelo ordenamento jurídico”.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 05 set 2025

Bolsonaro no banco dos réus

O destino de Bolsonaro embaralha os planos eleitorais da extrema-direita e coloca disputas em aberto
Bolsonaro no banco dos réus
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores