Nota do PSOL-RN sobre a crise no sistema carcerário e na segurança pública

Nota do PSOL-RN sobre a crise no sistema carcerário e na segurança pública

Nota do Diretório Estadual do PSOL Rio Grande do Norte sobre a crise no sistema carcerário e na segurança pública.

Diretório Estadual do PSOL-RN 16 mar 2023, 11:23

O colapso do sistema carcerário brasileiro vem de décadas, sem que nenhuma atitude efetiva tenha sido tomada por parte dos sucessivos governos em todas as esferas.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no final do ano passado, o Brasil alcançou a marca de quase 1 milhão de pessoas em privação de liberdade para pouco mais de 500 mil vagas disponíveis, causando superlotação nos presídios. Desse total, 44,5% são provisórios, ou seja, ainda não foram condenados, nos colocando como a terceira maior população carcerária do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China, e o Estado…

Quando analisamos o perfil dessa população, a preocupação só aumenta, pois 67,5% do total é de pessoas negras, numero que vem aumentando a cada ano, e o Estado…

Mesmo tendo bom amparo na legislação, o sistema prisional brasileiro enfrenta graves problemas estruturais, desde a superlotação das celas, o domínio do sistema por facções criminosas, bem como a insalubridade, a proliferação de epidemias, situações de tortura e condições degradantes que não promovem a reabilitação da pessoa apenada. Tudo isso se reflete a partir da falta de planejamento e políticas sólidas de Estado, agravadas pelo desastre do governo federal passado que a todo tempo ignorou os direitos humanos, praticou a política do “CPF cancelado” e não investiu na educação dentro e fora do cárcere, para garantir que as pessoas em privação de liberdade, após o cumprimento da pena e ressocializadas, se reintegrem à sociedade e consigam viver com dignidade.

A situação no RN não difere da situação em todo o Brasil, e de tempos em tempos a bolha eclode, a exemplo do que acontece desde a última segunda-feira (13). São muitos os boatos sobre a real motivação. Cada setor tenta encontrar um motivo, mas qual a real motivação para a situação de terror e pânico que o potiguar vem vivendo? Fato é que dezenas de ônibus foram queimados, carros de lixo incendiados, escolas e comércios fechados, ondas agravadas de assaltos e assassinatos, além de prédios públicos alvejados.

E o Estado… bom, o Estado vem agindo emergencialmente com suas forças de segurança e o apoio do governo federal, com o envio de 100 policiais da força nacional, além de viaturas e armamentos, o que deve resolver o sintoma emergencial. Mas a causa da “doença”? Quando e como vai resolver?

Sabemos que os principais prejudicados com todo esse terror é a população assalariada que depende do transporte coletivo, da escola e da saúde pública, além das inúmeras rendas advindas da informalidade, e o acesso a tudo isso está prejudicado desde o início da semana.

Ante o exposto, o PSOL/RN exige providências urgentes do governo Fátima, não somente para “apagar focos de incêndio”, mas para resolver o grave problema carcerário, de modo a trazer tranquilidade à população potiguar, sem esquecer de todas as garantias legais da pessoa humana encarcerada, ao tempo em que nos colocamos à disposição para contribuirmos no debate propositivo à resolução definitiva da problemática em comento.

Natal, 15 de março de 2023.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 06 dez 2024

A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica

A lutas dos trabalhadores em São Paulo foi um marco na mobilização para melhores jornadas de trabalho.
A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi