A 1ª Delegacia de Polícia de Caxias do Sul, apresentou ontem (13/06), o resultado do inquérito sobre o caso do vereador de Caxias do Sul, Sandro Fantinel (sem partido). O parlamentar foi indiciado pelo crime de racismo, crime com pena prevista de 2 a 5 anos de prisão, crime inafiançável e imprescritível. O inquérito foi remetido ao poder Judiciário.
O procedimento foi instaurado em 1º de março, um dia após o parlamentar usar a tribuna da Câmara de Vereadores para ofender trabalhadores nordestinos, na maioria negros, resgatados em trabalho análogo à escravidão em vinícolas da Serra gaúcha.
Segundo o delegado interino da 1ª DP, Rafael Keller, a investigação se pautou por uma análise objetiva dos fatos, concluindo pelos indícios de autoria e materialidade na conduta do vereador. Houve o entendimento de que em sua fala o parlamentar discriminou pessoas em razão de sua procedência nacional. O inquérito ouviu o vereador e duas testemunhas que presenciaram o fato, e analisou as imagens do ocorrido.
Também na segunda-feira, a Comissão Processante da Câmara de Caxias do Sul, que analisará o pedido da perda de mandato, recebeu a defesa inicial de Fantinel. A Comissão tem cinco dias para analisar e emitir um parecer prévio sobre o documento.