Foto: PMSM/Divulgação
Os servidores públicos municipais de São Paulo enfrentam há anos problemas para marcação de consultas médicas no Hospital do Servidor Municipal. O canal utilizado (156) abriga múltiplos serviços e é conhecido pela população de São Paulo pela sua falta de clareza e ineficiência. Servidores chegam a passar horas no telefone sem ter a certeza se sua consulta será marcada, as chamadas caem constantemente e as especialidades só podem ser marcadas em dias específicos da semana.
A deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) ligou para fazer um teste e após quase uma hora de tentativas, ouviu que não seria possível marcar o exame, pois a cota de marcações do dia já havia sido preenchida. Uma realidade que os servidores municipais convivem diariamente.
No mês passado, nosso mandato recolheu diversas denúncias e, junto com a vereadora Luana Alves, também do PSOL, oficiou a prefeitura pedindo explicações e uma solução para o 156 e a dificuldade de marcação de consultas no HSPM. Além disso, encaminhamos as denúncias também ao Ministério Público.
Após a articulação entre Sâmia, Luana e os servidores públicos municipais, a prefeitura respondeu o ofício sinalizando que está desenvolvendo um aplicativo exclusivo para a marcação de consultas no HSPM, que estará em funcionamento, segundo apontam, no meio deste ano.
Esta é uma vitória importante do movimento dos trabalhadores, em unidade de ação com os mandatos parlamentares, que seguirão atentos e fiscalizando até que a medida seja cumprida.