PSOL apresenta a CLDF projeto que pune prática da ‘cura gay’
21ª Parada do Orgulho LGBT na praia de Copacabana

PSOL apresenta a CLDF projeto que pune prática da ‘cura gay’

Proposta do deputado Fábio Felix prevê multa de até R$ 65 mil para quem promover ou praticar terapias de reorientação sexual

Redação da Revista Movimento 24 abr 2023, 12:10

Foto: Agencia Brasil

O deputado distrital Fábio Feliz (PSOL) protocolou um projeto de lei (PL) na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) que sugere multa de até R$ 65 mil para pessoas que promovam e pratiquem a chamada “cura gay”. Podem receber a punição pessoas físicas ou jurídicas, órgãos e organizações públicas de permitir, promover, organizar, divulgar e praticar “esforços ou terapias de conversão de orientação sexual, identidade e expressão de gênero”.

Dentre os exemplos dessa prática – que além de ineficaz, é nociva – estão tratamentos, cirurgias, aplicações indiscriminadas de medicação sem consentimento ou prescrição médica, chantagens, castigos, aulas ou sessões de aconselhamento, isolamento social, cultos e grupos de oração.

O PL também veta a exposição ou coação de pessoas LGBTQIAP+ “em cultos, missas ou sessões religiosas de quaisquer credos, a assumir a orientação sexual, identidade e/ou expressão de gênero, bem como a aceitar tratamento de correção”.

Nova tentativa

Amparado por lobby religioso, o projeto sobre a chamada “cura gay” já foi matéria até mesmo na Câmara dos Deputados. Em 2011, o deputado federal João Carlos (PSDB-GO) apresentou Projeto de Decreto Legislativo para derrubar a resolução do Conselho Federal de Psicologia, que, em 1999, proibiu que os profissionais da área fizessem terapias dessa natureza.

O projeto chegou a ser aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, em junho de 2013. Porém, pressionado pelo seu partido, João Carlos pediu o cancelamento de sua própria proposta, que acabou arquivada.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 05 set 2025

Bolsonaro no banco dos réus

O destino de Bolsonaro embaralha os planos eleitorais da extrema-direita e coloca disputas em aberto
Bolsonaro no banco dos réus
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores