1º Encontro de Veículos e Jornalistas Negros de São Paulo ocorre nesta sexta
Promovido pelo Movimento Pretas, evento que debaterá atuação da imprensa antirracista no país marca lançamento do Prêmio Glória Maria
Foto: Reprodução
Treze de maio é o Dia da Abolição da Escravatura e para refletir sobre a data o Movimento Pretas promove o 1o. Encontro de Veículos e Jornalistas Negros do Estado de São Paulo, no Plenário José Bonifácio, da Alesp, a partir das 10h.
Em um país tão racista quanto o Brasil – onde segundo o levantamento da Central Única das Favelas 94% dos brasileiros reconhecem que pessoas negras têm mais chances de serem abordadas de forma violenta e mortas pela polícia – o papel da imprensa na luta antirracista é fundamental.
“Sou jornalista de formação e sempre quis promover um debate como esse. Muito se discute sobre o papel do jornalismo no combate a fake news e na manutenção da democracia, mas é urgente que a gente debata sobre o papel da imprensa na luta antirracista”, afirma a deputada estadual Monica Seixas (PSOL).
O evento contará com debate para a construção de projetos jornalísticos que possam apoiar a luta anti racistas, apresentação de atos do mandato desta mesma pauta, bem como haverá a apresentação do Prêmio Glória Maria, que será realizado até o fim do ano e buscará homenagear jornalistas autônomos e veículos.
“Temos muitas ideias de como acentuar a luta antirracista no jornalismo, mas queremos ouvir os interessados, ou seja, os profissionais. Faço aqui um chamado para que todos estejam presentes”, finaliza a deputada estadual.
Imprensa negra
A Imprensa no Brasil surgiu em 1706, em Pernambuco, e, mesmo após mais de três séculos, somente 20% dos profissionais do ramo são negros, conforme dados do Perfil Racial da Imprensa Brasileira de 2021. Em relação aos postos de comando, os números são mais chocantes ainda. Segundo estudo da Reuters Institute for the Study of Journalism, embora cerca de 57% dos brasileiros se declarem pretos e pardos, nenhum negro lidera os maiores jornais, portais e emissoras de comunicação do país.
Além disso, de acordo com o estudo “Perfil Racial da Imprensa Brasileira”, realizado pelo portal Jornalistas & Cia, ao menos 98% dos jornalistas que se declaram pretos ou pardos consideram que enfrentam mais dificuldades em suas carreiras do que os colegas brancos.
1º Encontro de Veículos e Jornalistas Negros do Estado de São Paulo
Quando: 12 de maio, a partir das 10h
Onde: Plenário José Bonifácio, da Alesp (Av. Pedro Alvares Cabral, 201)
Inscrições: confirmação de presença pelo e-mail falecommonicaseixas@gmail.com
Informações: (11) 99664-3441 ou daniela.midiapress@gmail.com
Programação
10h – Café e boas Vindas
10h30 – Fala Mônica Seixas sobre a importância da imprensa na Luta Antirracista
11h – Debate com jornalistas sobre propostas e iniciativas legislativas de valorização da imprensa negra e democratização da mídia
11h30 – Apresentação das propostas legislativas “SP é Solo Preto e Indígena – Mudanças de paradigmas para a construção de uma memória negra no Estado de São Paulo”
12h – Abertura para perguntas
12h30 – Encerramento com Monica Seixas