Fábio Felix pede a convocação de Cid para CPI dos Atos Golpistas
Mauro Cid

Fábio Felix pede a convocação de Cid para CPI dos Atos Golpistas

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro teria conspirado para levar adiante um golpe de Estado

Mandato Fábio Felix 8 maio 2023, 11:00

Foto: Facebook/Reprodução

O deputado distrital Fábio Felix (PSOL), integrante da CPI dos Atos Golpistas da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), pediu a convocação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL). O militar teria discutido com Ailton Barros, ex-major do Exército Brasileiro e advogado, preparativos para um golpe de Estado.

A conversa teria sido registrada em três áudios obtidos pela Polícia Federal. Datado de 15 de dezembro, um dos áudios mostra Ailton Barros dizendo: “é o seguinte: entre hoje e amanhã, sexta-feira, tem que continuar pressionando o Freire Gomes [então comandante do Exército] para que ele faça o que tem que fazer”. E continua: “amanhã à tarde, ele aderindo, bem, ele faça um pronunciamento, então, posicionando-se dessa maneira, para defesa do povo brasileiro. E, se ele não aderir, quem tem que fazer esse pronunciamento é o Bolsonaro, para levantar a moral da tropa. Que você viu, né? Está abalada em todo o Brasil”, teria complementado Barros.

“Pesam sobre Mauro Cid diversos indícios de que teria ultrapassado limites legais na defesa dos interesses de Bolsonaro e de seus familiares, como nos casos das jóias e da fraude nos cartões de vacina. Os áudios divulgados ontem levantam suspeitas de que Cid pode ter envolvimento direto com a conspiração que levou aos ataques dos dias 12 de dezembro e 8 de janeiro. É fundamental que ele seja ouvido pela CPI dos Atos Golpistas”, comenta Felix.

Prisão

Mauro Cid foi um dos assessores de Bolsonaro presos pela Polícia Federal no último dia 3. A operação faz parte de uma investigação de associação criminosa suspeita de inserir dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde. Jair Bolsonaro e sua filha, Laura, teriam sido beneficiados pela manobra, no ano passado, antes de viajarem para os Estados Unidos.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 05 nov 2024

Depois das eleições, combater o pacote antipopular

A luta contra as propostas de austeridade fiscal do governo federal deve ser a prioridade da esquerda neste momento
Depois das eleições, combater o pacote antipopular
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi