Governo contra-ataca Google por campanha contra PL das Fake News
www, internet,código binário

Governo contra-ataca Google por campanha contra PL das Fake News

Site de buscas mais usado no Brasil veiculou texto contra projeto de lei em sua plataforma

Tatiana Py Dutra 2 maio 2023, 16:00

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Neste final de semana, o Google passou a veicular em sua plataforma link para um texto contrário ao PL 2630, a chamada PL das Fake News, que seria levado a plenário nesta terça-feira (2). Segundo a mensagem, a proposta “pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil” e “acaba protegendo quem produz desinformação”.

Hoje, o Ministério da Justiça e Segurança Pública acionou a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para entrar com uma medida cautelar contra o Google. De acordo com o órgão, o texto configura propaganda e, como tal, exige sinalização. A empresa ainda deveria informar aos consumidores sobre “eventual conflito de interesses”, e veicular uma “contrapropaganda” esclarecendo os usuários sobre o interesse comercial contra o avanço da lei.

A Senacon determinou que o Google tomasse essas medidas em um prazo de duas horas a partir da notificação, sob pena de multa de R$ 1 milhão por hora de descumprimento.  Às 15h, o link com a propaganda já havia sido retirado do ar.

Segundo o secretário Wadih Damous, da Senacon, o Google infringiu o Código de Defesa do Consumidor por meio de “publicidade cifrada, opressiva” e “abuso de poder econômico”. Ele ainda afirmou que o debate está “completamente desigual”.

“O primeiro aspecto, que deve ficar claro, é que termos de uso, seja de plataformas ou qualquer serviço, não podem se sobrepor ao nosso ordenamento jurídico. Termos de uso não têm hierarquia superior à nossa Constituição, nossas Leis, nossa normatividade. Estamos afirmando de forma firme e incisiva a soberania do nosso ordenamento jurídico”, comentou Damous.

Outros ataques

A ação do Google não foi a única ofensiva das grandes empresas de tecnologia contra o projeto de lei que responsabiliza as big techs pela veiculação de conteúdos nocivos. Desde o final de semana, vários usuários reportaram não conseguir publicar mensagens favoráveis à lei. A jornalista Daniela Lima, da CNN, chegou a demonstrar a dificuldade em um programa ao vivo.

A deputada estadual Sâmia Bomfim (PSOL-SP) mencionou ainda que uma associação de lobby de reúne bigtechs relacionou  PL a mentiras sobre censura a religiões. Para ela, isso só confirma a urgência da aprovação da lei! 

“Jogo baixo de quem lucra muito e não quer se responsabilizar pelo que circula em suas plataformas, inclusive conteúdos de ódio e violência”, comentou a parlamentar.

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) usou as redes sociais para esclarecer que “a liberdade religiosa está garantida e não há nenhum trecho do PL 2630 que censure as manifestações de cunho religioso. Pelo contrário, garante o combate à intolerância religiosa e ao preconceito nas redes”. A parlamentar ressaltou ainda que a nova legislação tem como alvo coibir comportamentos criminosos nas redes.

Para o deputado estadual Prof. Josemar (PSOL-RJ), a movimentação escusa das big techs exige reação.

“Se as Big Techs estão se alvoroçando e fazendo forte campanha contra a PL das Fake News nossa tarefa tem de ser a de tomar lado e denunciar essa campanha nefasta que estão fazendo. Ganham dinheiro com o patrocínio de notícias mentirosas e não querem ter responsabilidade”, disse


TV Movimento

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni
Editorial
Israel Dutra | 20 fev 2025

Altas temperaturas no cenário político

A emergência climática, a crise do governo Lula e a pressão pela prisão de Bolsonaro aquecem o cenário político
Altas temperaturas no cenário político
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"