Mandato Movimento Pretas realiza Lab Legislativo Trans ‘Pelo Direito de Ser’
A codeputada estadual Rose Soares (PSOL) lidera audiência pública que abordará os direitos de travestis e transgeneros
Foto: Getty Images
Será realizado nesta sexta-feira (19), às 18h30, o Lab Legislativo “Pelo Direito de Ser Travestis e Transgeneros”, no Auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O evento procurará exercer um debate sobre caminhos para garantir e ampliar direitos.
“Trata-se de um novo formato que o nosso mandato inaugura. Vamos chamar os principais interessados das pautas que defendemos para nos munir de informações e orientações que possam fortalecer nossa atuação no parlamento”, explica a deputada Estadual Monica Seixas do Movimento Pretas, do PSOL.
Segundo o “Dossiê Assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras”, da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), há pelo menos 14 anos o Brasil é o país que mais mata pessoas trans. Somente em 2022, ao menos 131 pessoas foram assassinadas, ou seja, uma pessoa trans foi morta a cada três dias.
“A expectativa de vida dessas pessoas é de apenas 35 anos. É fundamental que a gente defenda direitos básicos, como segurança, saúde e educação”, afirma Rose Soares, codeputada do Movimento Pretas.
Além de Rose Soares, estarão presentes à audiência pública a deputada estadual Monica Seixas, Reverenda Alexya, Digg Franco (Casa Chama), Monaliza Godoy (Mães da Resistência), Kyem Araújo e Miguel Ângelo (IBRAT), Alessandra Lopes (ATTO), Lorenzo Godoy (Advogado), Tifanny Abreu (Jogadora de volei) e Carolina Iara (Codeputada Estadual da Bancada Feminista). Letícia Chagas, também codeputada estadual pelo Movimento Pretas, e Higor Andrade, covereador do Mandato Ativoz de Osasco, farão a mediação da mesa.
“Defender a saúde das pessoas Trans e Travestis é defender o direito à vida, a dignidade e a existência. Vemos diversas tentativas de fechamento de ambulatórios e proibição de acesso à saúde. Repudiamos toda e qualquer forma de discriminação e seguimos na luta para que esta população tenha direito ao artigo 1° da constituição que é a soberania, a cidadania a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa ou seja a luta pela vida.”, finaliza a Rose.
Pelo Direito de Ser Travestis e Transgeneros
Quando: sexta, 19 de maio, às 18h30min
Onde: Auditório Paulo Kobayashi, da Alesp (Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Moema, São Paulo
Informações: falecommonicaseixas@gmail.com