Movimento Popular de Luta é vanguarda da resistência em Mato Grosso do Sul
WhatsApp-Image-2023-05-13-at-13.11.36

Movimento Popular de Luta é vanguarda da resistência em Mato Grosso do Sul

O MPL se construiu a partir da necessidade de uma nova ferramenta da luta agrária e urbana contra a burocratização e cooptação dos movimentos sociais

Redação da Revista Movimento 13 maio 2023, 13:12

O Movimento Popular de Luta surgiu em em 2017 reunindo militantes de esquerda de diversas organizações que buscaram criar uma nova organização para a luta pela terra no estado do Mato Grosso do Sul. A defesa da reforma agrária, da demarcação das terras indígenas e pelo reconhecimento das comunidades quilombolas foram os pilares fundadores do movimento, que também se mobiliza pela luta antirracista e contra a homofobia.

Desde sua fundação, o MPL se expandiu em vários municípios e hoje é o maior movimento de massas do Mato Grosso do Sul. Além da luta pela terra no campo, o movimento se expandiu também para as áreas urbanas, organizando moradores das periferias e favelas de várias bandeiras que se somam ao MPL. O movimento se identifica como marxista e leninista, e construiu em seus fóruns o que os companheiros identificam como uma organização ascendente, que reúne os dirigentes locais em um organismo político geral.

Um aspecto determinante do MPL é a crítica à burocratização nos movimentos sociais e à cooptação de suas lideranças pelo Estado burguês, primando pela organização das famílias na base para realizar mobilizações por reivindicações relativas às suas pautas de resistência. Existem vários acampamentos pelo estado do MS e hoje o crescimento de suas fileiras é significativo, inclusive com possibilidades de expansão para fora das fronteiras estaduais.

Segundo o coordenador Beto Conceição, ” o movimento vem crescendo muito porque supriu um vazio que existia na luta pela terra, na luta pela demarcação das terras indígenas, e está sempre incorporando companheiros que não se sentem mais representados por outros movimentos que existem. O movimento surge por uma necessidade do povo pela organização coletiva”.

Recentemente, uma vitória do movimento está para ser consolidada na cidade de Anaurilândia, que pode receber o primeiro assentamento oficializado pelo governo Lula e está organizado pela bandeira do MPL.

Para conhecer mais, acompanhe as redes do movimento em https://web.facebook.com/msmpl


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 05 set 2025

Bolsonaro no banco dos réus

O destino de Bolsonaro embaralha os planos eleitorais da extrema-direita e coloca disputas em aberto
Bolsonaro no banco dos réus
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores