Músicos da Sinfônica de Porto Alegre fazem protesto em forma de concerto
OSPa

Músicos da Sinfônica de Porto Alegre fazem protesto em forma de concerto

Artistas reivindicam ao governo Eduardo Leite reajuste de verba indenizatória para manutenção de instrumentos

Mandato Luciana Genro 19 maio 2023, 11:00

Foto: Ascom Luciana Genro

Os músicos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) seguem na luta para que seja reajustada a verba indenizatória para manutenção dos instrumentos. Eles estão há mais de dez anos sem nenhum aumento nesse valor, o que significa que têm precisado tirar dinheiro dos próprios bolsos ao precisarem consertar ou repor peças dos instrumentos. Para pedir que o governo do estado dê atenção à pauta, a Associação de Funcionários da OSPA (AFFOSPA) organizou uma mobilização em forma de concerto em frente ao Palácio Piratini, na quarta-feira (17).

Os músicos levaram seus instrumentos e tocaram diversas melodias, incluindo o Hino Nacional, para chamar atenção da população e do governo. A deputada Luciana Genro (PSOL), que vem acompanhando a pauta e cobrando do governo após ser procurada pela AFFOSPA, esteve presente na mobilização. Após a pressão, representantes da associação conseguiram ser recebidos pela Casa Civil, que relatou estar aguardando o momento político oportuno para enviar à Assembleia Legislativa um projeto de reajuste.

Em 2022, o governo chegou a protocolar o Projeto de Lei n.º 262/2022, que tratava justamente do reajuste da parcela, mas que acabou arquivado. Luciana Genro já enviou ofício ao governo do estado pedindo que a proposta seja desarquivada ou que seja enviado texto semelhante à Assembleia Legislativa na nova legislatura.

Além da verba indenizatória, os salários dos músicos da OSPA também estão defasados em comparação com os das demais orquestras do país. O salário de entrada representa cerca de 1/3 do que recebem os músicos da Orquestra Sinfônica de São Paulo, por exemplo.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores