Parlamentares do PSOL pedem que comunidade terapêutica de SP seja investigada
MonicaSeixas

Parlamentares do PSOL pedem que comunidade terapêutica de SP seja investigada

“Nova Esperança” é alvo de denúncias de violação à liberdade religiosa dos dependentes químicos que atende

Tatiana Py Dutra 10 maio 2023, 16:00

Fonte: Alesp/Divulgação

A deputada federal Sâmia Bomfim, a deputada estadual Mônica Seixas e a vereadora Luana Alves, todas do PSOL de São Paulo, entraram com representação no Ministério Público Federal (MPF) contra o Grupo de Assistência à Dependência Química Nova Aurora, mais conhecido como Comunidade Nova Esperança. As parlamentares apontam indícios de irregularidades nas atividades da instituição.

Segundo a ação, a Comunidade Nova Esperança se propõe a dar assistência “psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química e outros grupos semelhantes, tendo como finalidade a desintoxicação do paciente e a atividade de reestruturação física, mental e emocional”. Porém, a instituição estaria promovendo trabalhos de cunho religioso nos tratamentos, como rodas de oração, que seriam o eixo principal do  tratamento psicológico e químico. Faltaria amparo científico para essas atividades, que também sugerem “violação da liberdade religiosa dos internados”.

Em entrevista recente ao jornal Folha de S.Paulo, um ex-paciente da comunidade denunciou a falta de médicos e medicamentos e a obrigatoriedade de participar de práticas religiosas sob pena de serem desligados do tratamento.

As parlamentares ressaltam que, por recomendação do Ministério da Saúde as Comunidades Terapêuticas devem “respeitar a orientação religiosa do residente, sem impor e sem cercear a participação em qualquer tipo de atividade religiosa durante a permanência na entidade”.

“Esse modelo de comunidades terapêuticas abre espaço para práticas não científicas, já que essas instituições religiosas – como é o caso da Comunidade Nova Esperança – tem intenções ligadas à evangelização, o que não condiz com o estado laico”, diz Monica Seixas. . 

Segundo a deputada, é preciso “investimento massivo em assistência social com a contratação de novos profissionais e um atendimento humanizado aos dependentes”.

A Comunidade Nova Esperança tem convênio com o governo do Estado de São Paulo, que paga R$1,6 mil por paciente.


TV Movimento

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento
Editorial
Israel Dutra | 09 abr 2025

A primeira crise da Era Trump II

As consequências da nova guerra tarifária de Trump que derrubou bolsas de valores por todo planeta
A primeira crise da Era Trump II
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"