Sâmia recorre ao STF para impedir tramitação PEC da Anistia
Samia6

Sâmia recorre ao STF para impedir tramitação PEC da Anistia

Proposta de Emenda à Constituição isenta de punição partidos que cometem crimes eleitorais, como o descumprimento de cotas para negros e mulheres

Redação da Revista Movimento 21 maio 2023, 09:00

Foto: Câmara dos Deputados/Divulgação

A deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), entrou com ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar a tramitação da PEC 9, a proposta de emenda constitucional que isenta de punições partidos que cometam crimes eleitorais, como descumprimento de cotas de raça e gênero, apresentem irregularidades na prestação de contas irregulares ou cometam abusos no âmbito da propaganda.

Na terça-feira, a Comissão de Constituição e Justiça  (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a proposta, também chamada de PEC da Anistia, que agora segue para uma comissão especial antes de ir para a votação em plenário. 

Entre outras coisas, Sâmia acredita que a aprovação da proposta pode reduzir ainda mais a presença de mulheres e negros nos parlamentos. Na eleição de 2022, foram eleitas apenas 91 mulheres entre os 513 vagas para deputados federais (menos de 18% do total). e apenas 26% dos parlamentares se autodeclaram negros. A deputada argumenta que a proposta viola a isonomia política de gênero e raça, um retrocesso para todos que defendem a igualdade de condições entre homens e mulheres, e brancos e negros.

Pelas regras eleitorais, os partidos devem reservar 30% de suas candidaturas ao Legislativo parlamento para mulheres; e 30% do fundo e do horário eleitoral também devem ser destinados para candidaturas femininas. Os votos dados em candidatos negros e mulheres também devem ser contados em dobro para a divisão do horário eleitoral e a distribuição do fundo eleitoral deve ser proporcional às candidaturas negras.

Vantagens

Apenas a federação PSOL-Rede e o Novo votaram contra a aprovação da proposta na CCJ. As demais siglas foram favoráveis a lei que, se aprovada, permitirá que os partidos voltem a receber recursos de empresas para quitarem dívidas contraídas até agosto de 2015 – colaboração que acabou sendo proibida pelo STF.

*Com informações da Agência Brasil


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 19 nov 2024

Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas

As recentes revelações e prisões de bolsonaristas exigem uma reação unificada imediata contra o golpismo
Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi