Categorias da saúde na luta em São Paulo
B49C8C5A-9AF7-4A74-AEF5-E8DCE9B92015

Categorias da saúde na luta em São Paulo

Pelo piso salarial da enfermagem e pela unidade da luta das diferentes categorias da saúde. Em defesa do SUS 100% público e melhores condições de trabalho

Heloana Marinho 29 jun 2023, 10:12

Foto: SIMESP

O Núcleo de Saúde do Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em São Paulo vem acompanhando uma série de lutas relacionadas a categorias da saúde na última semana.

Nesta segunda-feira dia 26 de junho o Sindicato do Médicos de São Paulo, SIMESP, chamou paralisação e ato na frente da secretaria municipal de saúde. A pauta principal seria o pagamento do reajuste integral com o retroativo desde a data base. O sindicato patronal das OSS (SindHosfil) até este momento se nega a pagar o valor retroativo. Para além da pauta econômica imediata, foi possível observar uma insatisfação geral dos médicos paralisados com as condições de trabalho. Um novo dia de paralisação já foi marcado para o dia 03/07.

Vale ressaltar que no município de São Paulo existe uma predominância de serviços terceirizados de saúde que operam em uma lógica produtivista, com equipes muitas vezes subdimensionadas nos serviços. Essa situação leva a um sentimento de descontentamento e sobrecarga generalizada sobretudo em um período pós pandemia de aumento da demanda em saúde.

Ainda esta semana estão programadas mobilizações dos servidores estaduais por reajuste salarial e em apoio à aprovação no STF do Piso Salarial da Enfermagem no dia 28/06 e o SindSaudeSP tem marcada assembleia de campanha salarial para o dia 30/06 com indicativo de paralisação para o dia 03/07.

É possível que nesta segunda-feira dia 03/07 tenhamos uma experiência de certa unificação de categorias da saúde em mobilizações. Para nós estimular essa unificação é de extrema importância para o avanço da luta na saúde que sofre com uma fragmentação marcante, reflexo de uma fragmentação histórica das categorias e de um atual modelo de gestão privatista na saúde pública.


TV Movimento

Calor e Petróleo – Debate com Monica Seixas, Luiz Marques + convidadas

Debate sobre a emergência climática com a deputada estadual Monica Seixas ao lado do professor Luiz Marques e convidadas como Sâmia Bonfim, Luana Alves, Vivi Reis, Professor Josemar, Mariana Conti e Camila Valadão

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni
Editorial
Israel Dutra | 20 fev 2025

Altas temperaturas no cenário político

A emergência climática, a crise do governo Lula e a pressão pela prisão de Bolsonaro aquecem o cenário político
Altas temperaturas no cenário político
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"