Deputados gaúchos sacrificam servidores para reestruturar IPE Saúde
IPE

Deputados gaúchos sacrificam servidores para reestruturar IPE Saúde

Parlamentares ainda tentaram criminalizar mobilização contra aumento nos descontos

Tatiana Py Dutra 22 jun 2023, 12:00

Foto: Carolina Greiwe/Ascom IPE Saúde

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, na terça-feira (20), o projeto de reestruturação financeira do IPE Saúde, o instituto de previdência do Estado. Por 36 votos contra 16, os deputados avalizaram o aumento na contribuição dos servidores estaduais de 3,1% para 3,6% – podendo chegar até 12% do salário bruto dos servidores, com escalonamento por idade e cobrança dos dependentes.

O PSOL se posicionou de forma contrária ao projeto enviado à Casa, defendendo reposição salarial para os servidores, que organizaram um grande protesto em frente ao Palácio Farroupilha, na tentativa de adiar a votação, sem sucesso.

“Os servidores queriam dialogar, queriam mais tempo. Além das dívidas que os poderes têm com o IPE, nós sabemos que é a falta de reposição salarial dos servidores que levou à crise do IPE. Os mais de 50% de inflação que tivemos nos últimos sete anos, se a metade disso tivesse sido repassado para o funcionalismo, não teria déficit”, afirmou a deputada estadual Luciana Genro, líder da bancada do PSOL na Assembleia, que apoiou o ato.

Mesmo com o caráter democrático da manifestação, deputados da extrema direita tentaram criminalizar a mobilização dos servidores, chegando a propor a instalação de uma CPI.

“Essa tentativa de criminalização é mais do que ridícula. É um insulto contra a mobilização dos servidores, que lutaram legitimamente por seus direitos. Inclusive, eu gostaria que a manifestação tivesse sido até maior, porque é realmente indecente o que está acontecendo aqui hoje, em que o Parlamento vira as costas para o diálogo”, avaliou a deputada. 

A aprovação da proposta, onerosa para o funcionalismo, há quase oito anos sem reajuste, garantirá uma arrecadação extra de R$ 720 milhões anuais ao IPE, que tem um milhão de segurados.

*Com informações da Ascom Luciana Genro


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi