Don Esteban Volkov, presente
Neto de Trotsky nos deixou um legado a defender!
Nos chegou ontem (16) a notícia triste do falecimento de Esteban Volkov, aos 97 anos, testemunha viva da história e neto de Lev Davidovich Broinstein.
Conhecido carinhosamente por Sieva, Esteban Volkov foi filho de Zina Brostein e Platon Volkov, perseguidos de forma implacável pela polícia política do stalinismo. Após viver com o tio, Leon Sedov, Esteban, ainda adolescente foi enviado pelo casal Rosmer para viver com os avós, na casa de Coayacán no México.
Com brutal assassinato de Trotsky pelo verdugo Jaques Mornard, aliás, Ramon Mercader, coube a Natália Sedova e ao jovem Sieva carrregar um legado, com apoio do pequeno staff de revolucionários que vivia na Casa.
Ao longo do século XX, Esteban se dedicou à causa revolucionária e a memória do avô, além de se formar como Engenheiro Químico. Viajando o mundo, conhecendo dezenas de países, alentou o fio de continuidade dos revolucionários do século XX, da IV internacional e da defesa do socialismo com democracia, diante das monstruosidades e falsificações dos capitalistas e da burocracia stalinista.
Chegou a quase cem anos sem deixar de lado suas convicções.
Nossa organização orgulha-se de ter conhecido, através de reuniões e visitas, o velho revolucionário, já batizado como “Don” por sua experiência e sabedoria. Esteban Volkov participou de reuniões, conferências e eventos com o MES e seus dirigentes, nos dando a alegria dessa relação.
Contudo, nessa hora triste, é preciso reconhecer e defender o legado do Museu Leon Trostsky, com o papel destacado de sua diretora-geral, Gabriela Pérez Noriega.
Queremos mostrar nossa solidariedade à sua condução, sempre atenta e preocupada com Don Esteban nos seus últimos anos.
Nos fica como tarefa reinvidicar e nos inspirar em Esteban Volkov. E também defeder o legado do museu, em todos níveis, agora com uma situação mais dificil.
Cabe ao movimento trotskysta e suas diversas correntes, sustentar essa defesa.
De nossa parte, como MES, desde o Brasil, recordamos a Esteban, sua família e sua moral, agregando que estamos a postos a contribuir com o museu como legado para os revolucionários do mundo.
Roberto Robaina e Israel Dutra, pelo Secretariado Nacional do MES.
17 de junho de 2023.