Morre o revolucionário Hugo Blanco
hugo-blanco-696x482-1

Morre o revolucionário Hugo Blanco

O líder camponês peruano foi uma das maiores lideranças da luta pela terra na América Latina

Morre, aos 88 anos, na Suécia, Hugo Blanco. A biografia de Hugo confunde-se com a história das lutas do Peru e da América Latina. Nascido em Cusco, filiou-se ao Partido Obrero Revolucionario (POR), partido pelo qual militou sob a bandeira do trotskismo. Começou a militar em La Plata, na Argentina, ao lado de Nahuel Moreno.

Hugo liderou o levante camponês e indígena, que teve como consequência uma ampla ocupação de terras para a reforma agrária da região de Lares e Convenção. Seu lema, que depois viraria título de livro, ecoou por todo Peru profundo: “Terra ou Morte”.

Depois de liderar a greve campesina, Hugo Blanco viveu entre a prisão e o exílio – tendo passado por México, Argentina, Chile e Suécia. Uma campanha internacional conquistou a liberdade, livrando da pena de morte estabelecida pelo regime peruano, envolvendo nomes de porte como Simone de Beauvoir, Betrand Russel, Jean Paul Sartre, entre vários.

Sempre militante sob a bandeira do trotskysmo e da IV Internacional, teve sua volta ao Peru celebrada por milhares de trabalhadores, jovens e camponeses, abraçando a causa de unificação da esquerda socialista, no FOCEP, que teve a mais alta votação da história da esquerda radical.

Ao regressar ao Peru, participou da Assembleia Constituinte e tornou-se deputado de 1985 a 1990. Neste ano, novamente eleito deputado, pela Izquierda Unida, testemunhou o fechamento do congresso pelas mãos do ditador Alberto Fujimori.

Nos anos 2000, esteve muito próximo de nossa organização, com sua relação com o nosso também inesquecível dirigente Tito Prado e com os companheiros da corrente-irmã peruana. Nos visitou em Porto Alegre, participando da abertura de um congresso educacional no Rio Grande do Sul.

Em 2017, tivemos a honra de entrevistar Hugo Blanco diretamente de Lima. Esse material resume as décadas de luta vividas pelo “revolucionário indomável”. Recomendamos sua leitura como parte de nossa singela homenagem: https://movimentorevista.com.br/2017/03/entrevista-hugo-blanco-peru/

Neste momento de luto, nos dirigimos aos amigos, familiares e camaradas de Hugo Blanco com pesar. Sua vida dedicada a luta revolucionária e contra as ditaduras na América Latina, como a de Dina Boluarte, seguirão presentes em nossas lutas. Hugo Blanco, presente!


TV Movimento

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela
Editorial
Israel Dutra | 20 fev 2025

Altas temperaturas no cenário político

A emergência climática, a crise do governo Lula e a pressão pela prisão de Bolsonaro aquecem o cenário político
Altas temperaturas no cenário político
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"