Movimento Pretas convocará autoridades para discutir situação de São Sebastião (SP)
Barra do Sahy

Movimento Pretas convocará autoridades para discutir situação de São Sebastião (SP)

Diligência foi aprovada na Comissão de Habitação da Alesp, que quer ouvir Sabesp, CDHU e o prefeito do município, atingido por fortes chuvas em fevereiro

Redação da Revista Movimento 30 jun 2023, 09:16

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Comissão de Habitação, Desenvolvimento e Reforma Urbana da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, no dia de 28 de julho, o pedido do Mandato Movimento Pretas, que exige visita aos moradores atingidos pela tragédia de São Sebastião, por parte da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), da Sabesp e do próprio prefeito da cidade. 

O pedido veio após a realização de Audiência Pública, ocorrida na Alesp, no último dia 31 de maio, na qual o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, e nenhum representante da Sabesp compareceram.

“A população quer ser ouvida e não há solução plausível sem este diálogo. Não fomos ignorados somente na Audiência Pública, estivemos em frente a prefeitura juntamente com os atingidos há alguns meses e encontramos as portas fechadas”, afirma Karina Correia, codeputada estadual pelo Mandato Movimento Pretas.

O intuito é fazer com que os principais responsáveis ouçam os principais interessados, ou seja, a população local, para a elaboração de medidas efetivas e construtivas No início de junho, por exemplo, a chuva alagou área que terá casas para desabrigados em tragédia no litoral paulista. 

“As pessoas têm pressa e querem dignidade para viver. Moradia segura, escola, saúde e educação é o mínimo que o Estado pode oferecer. Queremos acompanhar e intermediar o diálogo da CDHU, da Sabesp e do prefeito com a população para tirarmos soluções urgentes para a população local”, finaliza a deputada Monica Seixas, proponente da convocação.

A tragédia

Entre a noite de 18 de fevereiro e a manhã seguinte, dia 19, choveu na região mais de 600 milímetros. O acumulado, segundo o Centro Nacional de Previsão de Monitoramento de Desastres (Cemaden), foi o maior já registrado no país. O grande volume de água devastou parte das cidades da região, causou mortes, deslizamentos de encostas, alagamentos, destruiu casas e estradas.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi