Rede Emancipa faz encontro de estudantes na UERJ
Evento levou estudantes de diveros núcleos periféricos de educação popular do RJ para a universidade pública
Neste último sábado, 17/06, a Rede Emancipa de Educação Popular realizou o “Ocupa UERJ”, uma atividade que reuniu na universidade estudantes de cursos pré-universitários da capital (Rocinha, Vila Isabel e Padre Miguel), de São Gonçalo (Neves, Porto Novo e Jardim Catarina) e da Baixada Fluminense (Belford Roxo e Duque de Caxias), além do DEGASE (educação para jovens em privação de liberdade).
O evento foi a primeira atividade geral da Rede Emancipa no Rio de Janeiro após a pandemia e reuniu mais de 150 estudantes em um dia de formação e cultura, apresentando a Universidade do Estado do Rio de Janeiro para uma maioria de jovens das periferias que não conheciam aquele espaço. Como o apoio de sindicatos como o SEPE (Sindicato dos Profissionais de Educação do RJ) e da própria ASDUERJ (Associação de Docentes da UERJ), a Rede Emancipa esteve presente no campus ao longo do dia debatendo como responder aos desafios dos processos vestibulares excludentes.
O dia começou com a apresentação dos núcleos presentes da Rede Emancipa, seguido pela saudação do deputado estadual do PSOL Professor Josemar (fundador da Rede Emancipa em São Gonçalo) e da aula do professor Samuel Malaquias sobre a redação da prova da UERJ, considerada uma das mais específicas e inclusivas do país. Também tomaram a palavra a representação do NAE (Núcleo de Apoio ao Estudante), um espaço de acompanhamento individual dos educandos, e da coordenadora do SEPE Vanderleia Aguiar, profissional da educação infantil e ex-estudante da Rede Emancipa, dando um importante informe sobre a atual greve da educação estadual no Rio de Janeiro. Ao final desta etapa houve a apresentação do Eixo de Mulheres, espaço de autoorganização feminista da Rede reafirmando estruturalmente o caráter de resistência contra o machismo dos espaços do movimento
Em um segundo momento, os estudantes conheceram a universidade guiados pelo professor Bernardo Massaud e terminaram o evento em uma Roda Cultural com apresentações de música, dança e teatro. Segundo Bruno Magalhães, coordenador da Rede Emancipa RJ e também editor da Revista Movimento:
Este sábado marcou um momento de verdadeira retomada da Rede Emancipa no Rio de Janeiro. Não foi fácil reorganizar nossos cursinhos no começo do ano, mas mesmo assim expandimos nosso movimento e o Ocupa UERJ foi reflexo disso. Apesar da grande evasão nesta época do ano, apesar dos confrontos no Morro dos Macacos que afetaram diretamente o núcleo de Vila Isabel, apesar das chuvas que afetaram diretamente o Jd. Catarina em São Gonçalo, apesar disso tudo fizemos uma grande atividade. Na Rede Emancipa é assim, apostamos nas nossas bases, todas os nossos dirigentes estão permanentemente presentes nos territórios em que atuamos. Isso faz muita diferença.
Para o segundo semestre, a Rede Emancipa tem iniciativas promissoras. Em julho, acontecerá a Escola Emancipa, atividade de formação política para estudantes e educadores, e para agosto a aposta está na expansão do movimento para as cidades de Niterói e Nova Iguaçú, além da abertura de um núcleo no centro da capital.
Veja as fotos!