Parlamentares do PSOL cobram concessionária sobre residências sem luz no Sul do RS
Privatização do serviço de energia elétrica prejudica cobrança e fiscalização, diz vereador Jurandir Silva
Foto: Montagem Ascom Luciana Genro
A deputada estadual Luciana Genro e o vereador de Pelotas Jurandir Silva, ambos do PSOL, enviaram cobrança à CEEE Equatorial a respeito da falta de luz no Sul do Rio Grande do Sul. Os parlamentares receberam denúncias de consumidores que estão desde quinta-feira da semana passada, dia 13 de julho, sem luz. O estado foi atingido por um ciclone que teve consequências graves, gerando falta de luz para milhares de pessoas, algumas das quais seguem sem resolução para o problema.
“Já são cinco dias que essas famílias ficam sem acesso à eletricidade. Segundo os relatos, há casos de pessoas idosas, pessoas com deficiência que precisam do uso de aparelhos de saúde, além do transtorno que causa na vida diária de cada um e cada uma”, pondera Luciana Genro.
Devido à demora para o retorno da energia, moradores de Pelotas protestaram em pelo menos cinco pontos da cidade na tarde desta segunda-feira (17) pedindo atenção para o problema. O vereador Jurandir Silva esteve presente nas mobilizações.
“Além de ser inaceitável a demora, a situação se torna ainda mais absurda diante da falta de resposta da Equatorial. A empresa não dá uma previsão, não responde a essas pessoas sobre uma questão tão urgente”, critica Jurandir.
Os parlamentares solicitam à CEEE Equatorial que sejam tomadas providências urgentes no sentido de apurar os casos e tomar as medidas cabíveis para resolver a falta de luz nos locais apontados.
“Com a privatização do serviço de energia, sabemos que ficou mais difícil para o Parlamento fazer a cobrança e fiscalizar. Este é um dos motivos pelos quais nos opusemos à privatização de um serviço tão essencial. Mas enquanto distribuidora de energia, a Equatorial precisa ser responsabilizada”, aponta Luciana Genro.