Parlamentares do PSOL cobram concessionária sobre residências sem luz no Sul do RS
Luciana e Jurandir

Parlamentares do PSOL cobram concessionária sobre residências sem luz no Sul do RS

Privatização do serviço de energia elétrica prejudica cobrança e fiscalização, diz vereador Jurandir Silva

Mandato Luciana Genro 18 jul 2023, 09:00

Foto: Montagem Ascom Luciana Genro

A deputada estadual Luciana Genro e o vereador de Pelotas Jurandir Silva, ambos do PSOL, enviaram cobrança à CEEE Equatorial a respeito da falta de luz no Sul do Rio Grande do Sul. Os parlamentares receberam denúncias de consumidores que estão desde quinta-feira da semana passada, dia 13 de julho, sem luz. O estado foi atingido por um ciclone que teve consequências graves, gerando falta de luz para milhares de pessoas, algumas das quais seguem sem resolução para o problema.

“Já são cinco dias que essas famílias ficam sem acesso à eletricidade. Segundo os relatos, há casos de pessoas idosas, pessoas com deficiência que precisam do uso de aparelhos de saúde, além do transtorno que causa na vida diária de cada um e cada uma”, pondera Luciana Genro.

Devido à demora para o retorno da energia, moradores de Pelotas protestaram em pelo menos cinco pontos da cidade na tarde desta segunda-feira (17) pedindo atenção para o problema. O vereador Jurandir Silva esteve presente nas mobilizações. 

“Além de ser inaceitável a demora, a situação se torna ainda mais absurda diante da falta de resposta da Equatorial. A empresa não dá uma previsão, não responde a essas pessoas sobre uma questão tão urgente”, critica Jurandir.

Os parlamentares solicitam à CEEE Equatorial que sejam tomadas providências urgentes no sentido de apurar os casos e tomar as medidas cabíveis para resolver a falta de luz nos locais apontados. 

“Com a privatização do serviço de energia, sabemos que ficou mais difícil para o Parlamento fazer a cobrança e fiscalizar. Este é um dos motivos pelos quais nos opusemos à privatização de um serviço tão essencial. Mas enquanto distribuidora de energia, a Equatorial precisa ser responsabilizada”, aponta Luciana Genro.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 12 nov 2024

A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!

Governo atrasa anúncio dos novos cortes enquanto cresce mobilização contra o ajuste fiscal e pelo fim da escala 6x1
A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi