Robaina será relator de CPI da Educação em Porto Alegre
CPI Educação

Robaina será relator de CPI da Educação em Porto Alegre

Base governista tentou impedir indicação do vereador do PSOL e chegou a criar outra comissão para prejudicar apuração de irregularidades em compras da Smed

Tatiana Py Dutra 8 ago 2023, 13:00

Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA

Foi instalada nesta segunda-feira (7), na Câmara Municipal de Porto Alegre, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará compras da Secretaria de Educação (Smed) com indícios de ilicitudes. A vereadora Mari Pimentel (Novo) presidirá o colegiado, que terá relatoria do presidente municipal do PSOL, vereador Roberto Robaina. 

A base governista da casa, que apoia o prefeito Sebastião Melo (MDB), trabalhou para barrar a composição e mesmo a indicação de Robaina, mas sem sucesso. Curiosamente, em suas tentativas de impedir a CPI oposicionista, os parlamentares de situação acabaram abrindo outra comissão de inquérito sobre o mesmo tema – essa, presidida por Idenir Cecchim (MDB), com relatoria do vereador Mauro Pinheiro (PL).

“O vereador Cecchim já disse muitas vezes que não tem nada para investigar. Então eu não sei o que ele faz com uma Comissão Parlamentar de Inquérito, porque CPI é justamente para fazer inquérito. Ele a criou com um único objetivo, que é tentar confundir e tentar atrapalhar, mas não conseguiu porque, na verdade, o objetivo dele era só a CPI impulsionada por ele funcionar”, comentou Robaina à TVE.

Os fatos

Ambas as CPIs deveriam investigar o mau uso de dinheiro público na compra de livros e equipamentos digitais para as escolas da prefeitura. A ponta do iceberg começou a vir à tona em 6 de junho de 2023, quando o jornal Zero Hora passou a publicar reportagens que mostravam milhares de livros comprados pela Smed acumulados em caixas em escolas e em depósitos da prefeitura, sob condições precárias de acondicionamento e sem uso.

Dias depois, o prefeito Sebastião Melo admitiu erros na distribuição do material comprado e determinou abertura de auditoria especial na secretaria para apurar possíveis irregularidades. Na sequência, exonerou a então secretária, Sônia da Rosa, e seu adjunto, Mário de Lima.

Mas reportagens subsequentes revelaram que parte das compras foi feita com adesão à ata de registro de preço, sem observação de etapas de estudos preliminares. Pelo menos seis compras de materiais foram feitas de empresas ligadas ao empresário Jailson Ferreira da Silva, somando R$ 43,2 milhões em pagamentos. A Zero Hora também descobriu que Jailson, conhecido como Jajá, foi recebido pela então titular da Smed de Porto Alegre, Sonia da Rosa, para reunião. O encontro constou na agenda oficial da pasta e ocorreu em 9 de março de 2022. 

Agora, a missão das duas CPIs é descobrir se essas relações perigosas são também criminosas. Entretanto, Robaina afirma que apenas uma delas fará um relatório fiel aos fatos, sem se curvar diante a pressões.

“Nós vamos fazer uma investigação rigorosa, um relatório fiel aos fatos. E uma das questões que nós vamos esclarecer é quem é esse tal de Jajá, que ganhou mais de R$ 40 milhões da prefeitura de Porto Alegre e participou de um processo de concorrência muito duvidoso, para não dizer diretamente fraudulento “, afirma.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi