Sâmia exige que prefeitura de Guarulhos tome providências sobre lixão
Lixão de Guarulhos

Sâmia exige que prefeitura de Guarulhos tome providências sobre lixão

Terreno público próximo ao centro da cidade é área de preservação ambiental e seu uso irregular tem ameaçado a saúde e a segurança dos moradores

Mandato Sâmia Bomfim 30 ago 2023, 13:00

Foto: Ascom Sâmia Bomfim

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) oficiou o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSD), e três secretários municipais para que prestem explicações sobre a existência de um lixão a céu aberto situado no bairro Jardim dos Afonsos. Denúncias feitas ao mandato da parlamentar relatam que o terreno público é uma uma região de nascente, portanto, o descarte irregular tem acarretado enormes prejuízos socioambientais. Até o momento, a administração confirmou se tratar de uma Área de Preservação Permanente (APP) e alega que uma empresa foi notificada, porém, nenhuma outra providência foi tomada.

O primeiro ofício protocolado por Sâmia, em 5 de julho, foi direcionado ao prefeito, conhecido como Guti, e ao secretário de Serviços Públicos, Rodnei Otavio Minelli. Com base na Lei de Acesso à Informação (LAI), a deputada questionou se o terreno na Rua Antônio Pegoraro – a menos de 6 quilômetros do centro da cidade – havia sido concedido oficialmente para esse fim. Também perguntou qual procedimento legal foi tomado para a suposta autorização e se haviam estudos prévios sobre os possíveis impactos do descarte.

A solicitação foi reencaminhada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que respondeu no dia 18 do mesmo mês, afirmando que a fiscalização esteve no local e flagrou a atividade da empresa Fernanda Simoes de Oliveira Comercial “sem a devida licença de funcionamento, razão pela qual foi lavrada a notificação 116108”. Ainda de acordo com o órgão, o negócio é “voltado à logística de movimentação de terra e materiais de obras”.

“Quanto ao descarte em área de APP, encaminhamos a denúncia à Secretaria de Meio Ambiente. Informamos, ainda, que encaminhamos ofício ao Departamento de Assuntos Legislativos”, finalizou a pasta de Desenvolvimento Urbano. 

Passados mais de 40 dias, nenhum outro posicionamento foi dado e o drama dos moradores tem piorado com riscos à saúde e à segurança. Além de ter virado criadouro de ratos e insetos, o terreno tem servido como ponto de tráfico.

No início de agosto, a deputada protocolou dois novos ofícios, desta vez, ao secretário de Meio Ambiente, Thiago Surfista, e ao secretário de Governo, Edmilson Americano, a quem o Departamento de Assuntos Legislativos está submetido. O mandato e a população aguardam respostas “com a maior brevidade possível”, enfatizam os documentos.

Para a deputada, a prefeitura precisa se responsabilizar por dar devida destinação ao terreno com a limpeza do espaço e medidas de proteção para que episódios como esses não se repitam. Ainda, em que pese tenha sido interrompida a atividade da empresa citada, não se sabe exatamente qual foi a responsabilização legal dada pelo uso irregular do terreno e, por consequência, os graves danos causados para o meio ambiente e a população.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi