Luana Alves sofre ameaça de estupro corretivo
Luana Alves

Luana Alves sofre ameaça de estupro corretivo

Vereadora do PSOL denunciou caso na Delegacia de Crimes Cibernéticos de São Paulo

Redação da Revista Movimento 16 set 2023, 09:00

Foto: Ascom Luana Alves

A Delegacia de Crimes Cibernéticos de São Paulo abriu inquérito para apurar uma ameaça de estupro corretivo remetida contra a vereadora Luana Alves (PSOL). A denúncia foi levada às autoridades na última terça-feira (12).

Conforme a parlamentar, a ameaça chegou em seu e-mail institucional no último domingo (10). A mensagem, que tinha tinha como título “O estupro cura lésbicas (e bissexuais) e eu posso provar”, estava assinada por Astolfo Bozzônio Rodriguez.

“A ameaça dizia que o lesbianismo seria uma doença e que o estupro coletivo seria uma solução, seria um remédio. [O autor]  inclusive ameaçou ir na minha casa. É um retrato do que pensam muitos, que entendem que amar outra mulher é uma doença e que de alguma forma tem que ser punida com estupro”, avalia Luana. 

A intimidação contra Luana é mais uma remetida a parlamentares do PSOL em diferentes cidades brasileiras. Recentemente, as deputadas de Minas Gerais Iza Lourença, Cida Falabella e Bella Gonçalves, além da vereadora Mônica Benício, do Rio de Janeiro, receberam ameaças semelhantes.

“A gente sabe que ser uma mulher bissexual, com um relacionamento com uma mulher, público como o meu, não é fácil. Mas não vou deixar de expor quem eu sou, de dizer odo meu amor, da minha sexualidade. Não vamos voltar para o armário. Vamos atrás de quem fez a ameaça”, promete Luana.

O estupro corretivo é uma prática violenta contra lésbicas, em sua maioria, além de gays e trans. Em 2018, se tornou causa de aumento de pena em casos de crimes sexuais. Segundo a lei 13.718/2018, o estupro corretivo consiste em uma tentativa de “controlar o comportamento social ou sexual da vítima”.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores