Luana Alves sofre ameaça de estupro corretivo
Luana Alves

Luana Alves sofre ameaça de estupro corretivo

Vereadora do PSOL denunciou caso na Delegacia de Crimes Cibernéticos de São Paulo

Redação da Revista Movimento 16 set 2023, 09:00

Foto: Ascom Luana Alves

A Delegacia de Crimes Cibernéticos de São Paulo abriu inquérito para apurar uma ameaça de estupro corretivo remetida contra a vereadora Luana Alves (PSOL). A denúncia foi levada às autoridades na última terça-feira (12).

Conforme a parlamentar, a ameaça chegou em seu e-mail institucional no último domingo (10). A mensagem, que tinha tinha como título “O estupro cura lésbicas (e bissexuais) e eu posso provar”, estava assinada por Astolfo Bozzônio Rodriguez.

“A ameaça dizia que o lesbianismo seria uma doença e que o estupro coletivo seria uma solução, seria um remédio. [O autor]  inclusive ameaçou ir na minha casa. É um retrato do que pensam muitos, que entendem que amar outra mulher é uma doença e que de alguma forma tem que ser punida com estupro”, avalia Luana. 

A intimidação contra Luana é mais uma remetida a parlamentares do PSOL em diferentes cidades brasileiras. Recentemente, as deputadas de Minas Gerais Iza Lourença, Cida Falabella e Bella Gonçalves, além da vereadora Mônica Benício, do Rio de Janeiro, receberam ameaças semelhantes.

“A gente sabe que ser uma mulher bissexual, com um relacionamento com uma mulher, público como o meu, não é fácil. Mas não vou deixar de expor quem eu sou, de dizer odo meu amor, da minha sexualidade. Não vamos voltar para o armário. Vamos atrás de quem fez a ameaça”, promete Luana.

O estupro corretivo é uma prática violenta contra lésbicas, em sua maioria, além de gays e trans. Em 2018, se tornou causa de aumento de pena em casos de crimes sexuais. Segundo a lei 13.718/2018, o estupro corretivo consiste em uma tentativa de “controlar o comportamento social ou sexual da vítima”.


TV Movimento

Encruzilhadas da Esquerda: Lançamento da nova Revista Movimento em SP

Ao vivo do lançamento da nova Revista Movimento "Encruzilhadas da Esquerda: desafios e perspectivas" com Douglas Barros, professor e psicanalista, Pedro Serrano, sociólogo e da Executiva Nacional do MES-PSOL, e Camila Souza, socióloga e Editora da Revista Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela
Editorial
Israel Dutra | 20 fev 2025

Altas temperaturas no cenário político

A emergência climática, a crise do governo Lula e a pressão pela prisão de Bolsonaro aquecem o cenário político
Altas temperaturas no cenário político
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 55-57
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as "Encruzilhadas da Esquerda: Desafios e Perspectivas"