PSOL e Rede fazem Moção de Repúdio à Lessa e Haddad por demissões em massa no Basa
Basa

PSOL e Rede fazem Moção de Repúdio à Lessa e Haddad por demissões em massa no Basa

Funcionários do quadro de apoio do Banco da Amazônia foram demitidos sem justa causa

6 set 2023, 09:00

Foto: Reprodução

A bancada da federação PSOL-Rede na Câmara dos Deputados encaminhou nesta segunda-feira (4) moção de repúdio à demissão em massa, sem justa causa, de empregados concursados do Banco da Amazônia (Basa) pertencentes ao quadro de apoio. O documento, encaminhado ao presidente do banco, Luiz Lessa, também foi apresentado ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e representa mais um resultado positivo das articulações realizadas pela diretoria da Associação dos Empregados do Banco da Amazônia (Aeba) com apoio da ex-deputada federal Vivi Reis.

No dia 25 de agosto passado, o presidente da associação, Gilson Lima, acompanhado de representantes do quadro de apoio do Basa, recebeu a ex-deputada federal e liderança do PSOL, Vivi Reis, para uma reunião na sede da Aeba, em Belém. No encontro, Vivi assumiu o compromisso de captar o apoio dos 10 deputados que compõem a bancada da Federação PSOL-Rede na Câmara dos Deputados para a luta contra as demissões sem justo motivo. 

A Aeba considera muito importante o apoio da bancada federal do PSOL-Rede, engrossando a luta permanente contra as demissões sem justo motivo. Enquanto existir a ameaça de desligamento de empregados públicos concursados, a mobilização continuará!

Leia, abaixo, a íntegra da Moção de Repúdio.

Senhor Luiz Lessa

Presidente do Basa – Banco da Amazônia

Moção de repúdio à demissão em massa, sem justa causa, dos empregados concursados do Banco da Amazônia

Nós, membros da bancada de Deputados Federais da Federação PSOL/Rede, vimos por meio desta expressar nossa mais profunda indignação e repúdio à recente onda de demissões de empregados concursados do Banco da Amazônia.

O Banco da Amazônia tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento socioeconômico da região, atuando como agente promotor de crédito e investimentos em projetos que impactam diretamente a vida das populações locais. Ao demitir funcionários de forma indiscriminada, o banco não apenas desrespeita os direitos laborais fundamentais, mas também enfraquece sua capacidade de atuação e compromete seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inclusão financeira.

A demissão de funcionários concursados do Banco da Amazônia é uma afronta aos princípios da estabilidade no emprego público e da valorização dos servidores que ingressaram no setor público por mérito e através de um processo seletivo rigoroso. Essa medida não só prejudica os trabalhadores diretamente afetados, mas também enfraquece a estrutura e a missão do próprio banco em sua fundamental atuação regional.

A continuidade da política de demissões sem justo motivo no setor público é incompatível com a busca pela equidade e pela valorização do serviço público, pilares fundamentais para um país mais igualitário.

Reafirmamos nosso compromisso com os princípios de justiça social, equidade e fortalecimento do setor público como meio de promover o bem-estar da população brasileira. Continuaremos vigilantes em relação a essa questão, exigindo a reversão dessas demissões e a adoção de políticas que efetivamente valorizem o serviço público e seus trabalhadores.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores