Sâmia pede explicações à prefeitura de Jundiaí sobre tratamento dado a pessoas em situação de rua
Jundiaí

Sâmia pede explicações à prefeitura de Jundiaí sobre tratamento dado a pessoas em situação de rua

Mandato da parlamentar tem recebido denúncias de violações cometidas pela atual gestão municipal e pela Guarda Civil Metropolitana

Mandato Sâmia Bomfim 15 set 2023, 15:00

Foto: Prefeitura de Jundiaí/Reprodução

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) oficiou o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PL), e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) a respeito da política adotada pela gestão para o acolhimento à população em situação de rua. A ação foi tomada devido a uma série de denúncias que o mandato vem recebendo dos moradores sobre violações cometidas pela administração municipal e a Guarda Civil Metropolitana (GCM). A assessoria da parlamentar esteve na cidade e comprovou indícios dos abusos.

De acordo com as queixas, são diversos registros de violência na abordagem praticada pelos agentes a essas pessoas que já sofrem diante do descaso do poder público com a vulnerabilidade social. Além da expulsão compulsória dos espaços e da truculência a que são submetidos, indivíduos relatam que tiveram seus objetos pessoais – como roupas, cobertores e barracas – confiscados pelo que chamam de “carrocinha” da prefeitura. Vale destacar que os termômetros de Jundiaí marcaram mínima de 6ºC em julho.

No ofício encaminhado a Machado, Sâmia solicita dados atualizados sobre a população em situação de rua no município, entre eles, a quantidade de crianças e adolescentes. Questiona também se existe algum programa de habitação destinado a essas pessoas, assim como a distribuição de cobertores e agasalhos. A respeito do foco das denúncias, a deputada pergunta se há em curso algum processo de expulsão e, se afirmativo, para onde os cidadãos estão sendo deslocados. Em relação aos pertences, a parlamentar quer um posicionamento sobre a suposta prática da retirada e descarte dos objetos.

Recentemente, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou uma ação ajuizada pela Federação PSOL-Rede e determinou que os governos estaduais e municipais não podem realizar remoção e transporte impositivo de pessoas em situação de rua, assim como o recolhimento forçado de seus bens. O magistrado decidiu ainda que as administrações locais devem adotar as diretrizes da política nacional instituída sobre o tema desde 2009.

Com o veredito de Moraes, ficou estabelecido que os governos municipais precisam anunciar previamente quando forem realizar ações de zeladoria urbana, com informação de dia, horário e local, para que as pessoas possam recolher seus pertences e que, assim, “haja a limpeza do espaço sem conflitos”. Garantir a integridade pessoal, dos bens e dos animais de estimação dessa população nos abrigos institucionais é uma obrigação do Estado.

Conforme a Lei de Acesso à Informação (LAI), a Prefeitura de Jundiaí tem até 30 dias para responder o requerimento da deputada.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 12 nov 2024

A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!

Governo atrasa anúncio dos novos cortes enquanto cresce mobilização contra o ajuste fiscal e pelo fim da escala 6x1
A burguesia pressiona, o governo vacila. É hora de lutar!
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi