Fábio Felix denuncia Nikolas Ferreira à PGR por homofobia
KE - FB

Fábio Felix denuncia Nikolas Ferreira à PGR por homofobia

Deputado fez falas discriminatórias e valorizou a inexistente “cura gay”. Influenciadora bolsonarista morreu dias depois

Redação da Revista Movimento 19 out 2023, 11:00

Foto: Facebook

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o deputado distrital Fábio Felix (PSOL), apresentou uma notícia-crime à Procuradoria Geral da República (PGR) em desfavor do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), pelo crime de homotransfobia.

Em entrevista concedida a um canal de podcast no YouTube, Nikolas proferiu declarações discriminatórias contra a população LGBTQIAPN+. Em trechos de vídeos da entrevista, o deputado federal compara casais homoafetivos ao vício em bebidas, gula, mentiras e propõe a inexistente “cura gay”. O parlamentar do PL também afirma que “homossexualismo é pecado que afasta as pessoas de Deus, uma ilusão, que a pessoa homoafetiva está sendo usada pelo diabo.”

“Nikolas Ferreira usou de uma suposta liberdade religiosa e subterfúgios de cunho religioso para promover preconceito, exclusão e ofensa à população homoafetiva. Além das expressões carregadas de preconceito e de caráter de exclusão, o deputado colocou a homoafetividade como uma disfunção, uma aberração da qual a pessoa tem que se arrepender”, explicou Fábio Felix.

O distrital pontuou o fato de que a fala de Nikolas ocorreu poucos dias antes da influenciadora bolsonarista, Karol Eller, tirar a própria vida justamente por ser pressionada a se submeter a uma “terapia de conversão” da sua orientação sexual.

“Esse tipo de discurso é uma afronta aos direitos e garantias fundamentais, à dignidade da pessoa humana e ao princípio da igualdade. É uma difusão do ódio e crime de homofobia. Na atual conjuntura em que vivemos, não se pode naturalizar esse tipo de discurso e formação de opinião maquiavélica e medieval, com alta promoção da perseguição que pode levar as pessoas à morte”, acrescentou Felix.

A queixa-crime apresentada pede que Nikolas Ferreira seja processado pela prática do crime tipificado pelo artigo 20, da Lei7.716/89 que pune todo tipo de discriminação ou preconceito, seja de origem, raça, sexo, cor, idade.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi