Movimento Pretas quer que população seja consultada sobre privatizações
CPTM

Movimento Pretas quer que população seja consultada sobre privatizações

Deputada estadual Monica Seixas apresentou PL que prevê plebiscitos como parte da tomada de decisão

Mandato Movimento Pretas 3 out 2023, 13:00

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Antes mesmo da greve que paralisa serviços essenciais em São Paulo – como metrô, CPTM e Sabesp -, Monica Seixas, deputada estadual do Movimento Pretas do PSOL, protocolou no último dia 29 de setembro, o Projeto 1448/2023, que exige que haja plebiscito antes que o Estado decida qualquer processo de privatização. 

O projeto de lei defende que todos têm o direito de conhecer os detalhes dos planos de privatização além de seus impactos econômicos e sociais antes que tais decisões sejam tomadas. 

Segundo o Transnational Institute (TNI), centro de estudos em democracia e sustentabilidade sediado na Holanda, de 2000 a 2017, ao menos 884 serviços foram reestatizados no mundo, incluindo serviços públicos essenciais que vão desde fornecimento de água e energia e coleta de lixo até programas habitacionais e funerárias.

O aumento da produtividade e a maior eficiência das empresas privadas em relação ao setor público são a principal justificativa para privatizações, concessões e terceirizações, além da possibilidade de o Estado se livrar de empresas deficitárias. Contudo, a maior parte dessas vendas não corresponde a essas características e, de modo geral, traz impactos negativos à população – como queda na qualidade dos serviços, aumento de tarifas, aumento do número de trabalhadores terceirizados e não formais e maior precarização do trabalho.

“Tarcisio, com sua gana de privatização deseja tirar das mãos do Estado serviços que são essenciais à população e é inaceitável que a população não seja consultada. Queremos que a população possa decidir se quer abrir mão de empresas estatais como a Sabesp e a CPTM, por exemplo”, afirma Monica Seixas.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 27 dez 2024

5 desafios políticos para 2025

Para o ano que vem, deixamos cinco desafios que corroboram às reflexões que os socialistas fazem a respeito do “tempo de urgências”
5 desafios políticos para 2025
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi