TCE-RS decide anular privatização da Corsan
Corsan

TCE-RS decide anular privatização da Corsan

Colegiado destacou problemas na avaliação do preço da Companhia Riograndense de Saneamento. Empresa vencedora é suspeita de corrupção

Redação da Revista Movimento 25 out 2023, 10:54

Foto: Corsan/Divulgação

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE) anulou o processo de privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). A decisão foi tomada durante julgamento finalizado nesta terça-feira (24). O placar foi de 2 a 1, mantendo os votos proferidos nas sessões anteriores.

A empresa Aegea Saneamento, vencedora do leilão, é acusada de envolvimento em esquemas de corrupção em processos de licitação em outros estados. A Justiça de Ribeirão Preto (SP), chegou a bloquear R$ 18 milhões da empresa por supostos recebimentos de pagamento por serviços não realizados.

Em seu voto, a conselheira-relatora Ana Moraes disse considerar que houve problemas na avaliação do preço de venda da Corsan, que podem ter afastado a concorrência do leilão em dezembro de 2022, quando a Aegea arrematou a estatal em lance único. 

O contrato com o governo do Estado foi assinado em julho. Um mês antes, porém, o Sindiágua denunciou a movimentação do governo Leite para tentar concretizar a privatização da Corsan através de uma iniciativa da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). A PGE solicitou ao presidente do TCE a suspensão da medida liminar concedida por uma conselheira do mesmo órgão, utilizando um expediente equivalente à medida judicial conhecida como Suspensão de Liminar e de Sentença (SLAT).

Críticas à venda

A deputada Luciana Genro (PSOL) sempre se manifestou contrária à venda da companhia, que atende a 317 municípios, destacando que sempre que o fornecimento de água e tratamento de esgoto é transferido para o setor privado, a qualidade do serviço cai e a tarifa sobe.

“A privatização do fornecimento de água e do tratamento de esgoto deu errado no mundo inteiro. De acordo com o Transnational Institute (TNI), 884 serviços de água e saneamento foram reestatizados em todo o mundo entre 2000 e 2017. As razões são óbvias: os serviços privatizados ficam mais caros e de qualidade muito inferior”, afirmou a deputada.

A privatização da Corsan continua a gerar controvérsias e debates acalorados em relação aos efeitos que terá no fornecimento de água e no tratamento de esgoto no Rio Grande do Sul. Enquanto o governo argumenta que a iniciativa trará melhorias e investimentos para o setor, críticos alertam para os possíveis impactos negativos, como aumento de tarifas e falta de acesso universal aos serviços. O tema segue em discussão e a população aguarda para ver os desdobramentos dessa medida na prática.

PGE vai recorrer

Ainda que a Primeira Câmara tenha decidido pela anulação da venda, isso não reverte de imediato a privatização. Isso porque a PGE entrará com recurso ao Tribunal Pleno, para qie o caso seja analisado pela maioria dos sete conselheiros.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 19 nov 2024

Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas

As recentes revelações e prisões de bolsonaristas exigem uma reação unificada imediata contra o golpismo
Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi