A novela da aplicação do piso da Enfermagem
Christiano-Ercolani-600x447

A novela da aplicação do piso da Enfermagem

Audiência pública na ALRS discutiu morosidade no pagamento dos recursos aos trabalhadores

Mandato Luciana Genro 6 nov 2023, 11:00

Foto: Christiano Ercolani/ Agência ALRS

A urgência do pagamento do piso da enfermagem para todas as categorias foi ressaltada em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do RS, na quarta-feira (1º). A deputada Luciana Genro (PSOL) participou do encontro e cobrou o pagamento imediato dos valores. Realizada na Comissão de Saúde e Meio Ambiente por proposição do deputado Valdeci Oliveira (PT), a audiência reuniu representantes da categoria para cobrar agilidade e transparência no que já é determinado por lei: o pagamento do piso para enfermeiros, enfermeiras, técnicos, técnicas e auxiliares de enfermagem.

Julio Jesien, presidente do Sindisaúde-RS, explicou que em Porto Alegre há uma enorme preocupação com a questão. 

“Já são quase três meses desde que o governo federal fez os repasses à prefeitura, e apenas ontem os valores da primeira parcela começaram a ser pagos para os trabalhadores. Milhares de trabalhadores, como os do Hospital Vila Nova, estão buscando informações e enfrentando problemas. Não tem clareza, os hospitais não estão passando informações e aí Porto Alegre fica no caos”, relatou.

Jesien também destacou que ainda há muitas lacunas e questões a se avançar. “Por exemplo, temos a questão de se vai ter piso no ano seguinte”, apontou. Essa dúvida também foi trazida por Milton Kempfer, da Federação dos Trabalhadores em Saúde, que ressaltou que é preciso “encontrar um mecanismo para reajustar o piso nos anos seguintes. Temos que lutar por isso e fazer pressão para que o orçamento garanta recurso para o ano que vem”. Ele também relatou que há poucos hospitais privados cumprindo o piso no Rio Grande do Sul.

A presidenta do Sindicato das Enfermeiras, Cláudia Franco, mostrou-se frustrada com a demora: 

“Já veio o repasse do governo federal para o piso. É só cumprirem a lei. Quero saber porque a Prefeitura de Porto Alegre e a de Bagé, que terceirizam o serviço de atenção básica, ainda não depositaram o valor a ser pago”.

A questão de gênero também foi levantada, por serem profissões com maioria de mulheres. De acordo com Antonio Tolla, presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), a categoria é 85% feminina. 

“São milhares de mulheres que precisam e merecem ter um salário digno, que reconheça seu trabalho”, destacou.

Esse fator também foi abordado por Luciana Genro em sua fala. 

“Toda a luta em torno do piso e o fato de ter levado tantos anos para que fosse conquistado está sim relacionado com essa visão machista, patriarcal, de que o trabalho das mulheres tem menos valor, o trabalho de cuidado tem menos valor”, apontou, comparando com as categorias da educação, que também são de maioria feminina e enfrentam desvalorização.

A deputada ainda ressaltou a necessidade de que haja maior transparência, mas também que o pagamento seja feito com urgência para as categorias. 

“Não podemos aceitar que a luta do piso se transforme na novela da aplicação do piso. A aplicação imediata do piso já é lei”, destacou.

Audiência encaminha grupo de trabalho

A representante da Secretaria Estadual da Saúde, Meriana Farid El Kek, afirmou que tanto o Ministério da Saúde quanto o governo do estado já estão trabalhando em um sistema para melhorar a transparência. 

“Há parte do recurso que veio hoje e o restante já foi pago na integralidade aos prestadores que estão na gestão estadual”, garantiu.

Já o Secretário Executivo de Planejamento, Gestão e Orçamento do Ministério da Saúde, Fábio Luciano de Araújo Maia, explicou como funcionam os sistemas elaborados pelo Ministério para transparência e divisão de repasses entre os estados. 

“O piso da enfermagem veio pra ficar, é uma realidade que precisa ser aplicada, porque a legislação não se discute, se cumpre”, reafirmou.

Como encaminhamento, ficou determinado que irá ser combinada uma data para uma reunião entre a Comissão e o Ministério da Saúde, além da instalação de um grupo de trabalho permanente, coordenado pela Comissão de Saúde da Assembleia, que irá englobar o poder público, os sindicatos, a federação e demais representações da categoria. Alguns dos temas a serem debatidos são a questão dos trabalhadores terceirizados, a transparência dos dados e as diferenças entre trabalhadores dos entes federativos e dos privados.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 06 dez 2024

A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica

A lutas dos trabalhadores em São Paulo foi um marco na mobilização para melhores jornadas de trabalho.
A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi