Líderes quilombolas vão à Brasília para denunciar conflitos agrários no Maranhão
WhatsApp-Image-2023-11-22-at-20.01.32

Líderes quilombolas vão à Brasília para denunciar conflitos agrários no Maranhão

As lideranças Antonia Cariongo e Francisco Santos estiveram com a deputada Fernanda Melchionna em diversos encontros na capital

Mandato Fernanda Melchionna 23 nov 2023, 11:18

A deputada federal Fernanda Melchionna, Antonia Cariongo, liderança quilombola e defensora dos direitos humanos, e o líder quilombola Francisco Santos, realizaram uma série de diligências em Brasília, com órgãos do governo federal, para tratar da grave situação dos conflitos agrários no Maranhão. O quadro de violência levou no último período a uma escalada de ameaças e assassinatos de defensores dos direitos humanos e do meio ambiente. A própria Antonia Cariongo levou à justiça em 2020 o fazendeiro que a ameaçou de morte. Desde a denúncia o processo judicial tem se arrastado, e as insuficiências nos programas de proteção aos defensores dos direitos humanos a têm feito viver em constante insegurança.

O caso da líder quilombola é gravíssimo, e infelizmente não é um episódio isolado. Municípios como Barra do Corda, Colinas, São Benedito do Rio Preto, Cajari, Itapecuru Mirim e Santa Rita também registram ameaças de morte ou assassinatos ligados a luta pela terra ou em defesa do meio ambiente no Maranhão.

Antonia, Francisco, Fernanda e equipe se reuniram com o Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, com o Ministério da Igualdade Racial, Incra e Fundação Palmares. Foram apresentados documentos e relatos sobre os episódios de violência, os impactos da duplicação da BR135, que afeta mais de 100 quilombos, e também apontadas falhas graves nas políticas que devem assegurar a vida de pessoas ameaçadas.

A comitiva destacou junto aos órgãos do governo federal a urgência de avançar na regularização fundiária e demarcação dos territórios tradicionais, pois a segurança jurídica é um dos componentes importantes para enfrentar as violações de direitos e assegurar o direito à vida e a preservação da cultura das comunidades quilombolas do Maranhão. Dessas agendas resultaram uma série de compromissos pelos órgãos citados. Como visitas aos territórios, diálogos com entidades estaduais, monitoramento e ações acerca das situações relatadas.

Os desdobramentos dessas diligências e o cumprimento dos compromissos firmados seguirão sendo acompanhados de perto pelo mandato de Fernanda e pelas lideranças quilombolas.

Lutar em defesa dos povos e comunidades tradicionais, enfrentar o desmatamento, defender os direitos humanos e o meio ambiente, nada disso é tarefa fácil no Brasil. A defesa dos territórios e das culturas tradicionais muitas vezes encontra a violência
dos grandes proprietários, do poder estabelecido e daqueles que usufruem ainda hoje dos privilégios acumulados às custas do sangue negro. A continuidade e fortalecimento das lutas, e a garantia da vida e segurança das lutadoras e lutadores é urgente e prioritária.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores