Líderes quilombolas vão à Brasília para denunciar conflitos agrários no Maranhão
WhatsApp-Image-2023-11-22-at-20.01.32

Líderes quilombolas vão à Brasília para denunciar conflitos agrários no Maranhão

As lideranças Antonia Cariongo e Francisco Santos estiveram com a deputada Fernanda Melchionna em diversos encontros na capital

Mandato Fernanda Melchionna 23 nov 2023, 11:18

A deputada federal Fernanda Melchionna, Antonia Cariongo, liderança quilombola e defensora dos direitos humanos, e o líder quilombola Francisco Santos, realizaram uma série de diligências em Brasília, com órgãos do governo federal, para tratar da grave situação dos conflitos agrários no Maranhão. O quadro de violência levou no último período a uma escalada de ameaças e assassinatos de defensores dos direitos humanos e do meio ambiente. A própria Antonia Cariongo levou à justiça em 2020 o fazendeiro que a ameaçou de morte. Desde a denúncia o processo judicial tem se arrastado, e as insuficiências nos programas de proteção aos defensores dos direitos humanos a têm feito viver em constante insegurança.

O caso da líder quilombola é gravíssimo, e infelizmente não é um episódio isolado. Municípios como Barra do Corda, Colinas, São Benedito do Rio Preto, Cajari, Itapecuru Mirim e Santa Rita também registram ameaças de morte ou assassinatos ligados a luta pela terra ou em defesa do meio ambiente no Maranhão.

Antonia, Francisco, Fernanda e equipe se reuniram com o Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, com o Ministério da Igualdade Racial, Incra e Fundação Palmares. Foram apresentados documentos e relatos sobre os episódios de violência, os impactos da duplicação da BR135, que afeta mais de 100 quilombos, e também apontadas falhas graves nas políticas que devem assegurar a vida de pessoas ameaçadas.

A comitiva destacou junto aos órgãos do governo federal a urgência de avançar na regularização fundiária e demarcação dos territórios tradicionais, pois a segurança jurídica é um dos componentes importantes para enfrentar as violações de direitos e assegurar o direito à vida e a preservação da cultura das comunidades quilombolas do Maranhão. Dessas agendas resultaram uma série de compromissos pelos órgãos citados. Como visitas aos territórios, diálogos com entidades estaduais, monitoramento e ações acerca das situações relatadas.

Os desdobramentos dessas diligências e o cumprimento dos compromissos firmados seguirão sendo acompanhados de perto pelo mandato de Fernanda e pelas lideranças quilombolas.

Lutar em defesa dos povos e comunidades tradicionais, enfrentar o desmatamento, defender os direitos humanos e o meio ambiente, nada disso é tarefa fácil no Brasil. A defesa dos territórios e das culturas tradicionais muitas vezes encontra a violência
dos grandes proprietários, do poder estabelecido e daqueles que usufruem ainda hoje dos privilégios acumulados às custas do sangue negro. A continuidade e fortalecimento das lutas, e a garantia da vida e segurança das lutadoras e lutadores é urgente e prioritária.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi