Jornada Antirracista acontecerá no Espírito Santo
Deputada Camila Valadão é parte da iniciativa que acontecerá na dia 24/11 na Assembleia Legislativa do estado
No próxima dia 24 de novembro acontecerá a I Jornada Antirracista da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da ALES. A comissão é presidida pela Deputada Estadual Camila Valadão e o evento contará com um dia inteiro de debates e atividades culturais marcando o mês de luta do movimento negro.
Inscreva-se aqui. Confira o convite e a programação abaixo!
Salve, salve!
É com grande satisfação que a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, presidida pela Deputada Estadual Camila Valadão, lhe convida para participar da I Jornada Antirracista da ALES, que acontecerá no dia 24 de novembro de 2023, sexta-feira, das 8:00 às 22:00, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.
A I Jornada Antirracista é fruto de uma construção coletiva entre a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e as diversas entidades e coletivos do Movimento Negro Capixaba, que tem como objetivo ocupar a ALES e trazer para esse espaço as diversas expressões do povo negro na produção política, social, científica, econômica, literária, culinária, filosófica e artística.
Considerando o processo histórico de luta do Movimento Negro Capixaba e a importância de fomentar debates sobre as diversas temáticas que constituem a vida e os modos de viver do povo negro, esta atividade tem o intuito de abordar a luta antirracista por meio de ações de valorização e potencialização, trazendo para a ALES um dia de programação que reúne debates, oficinas, exposições e apresentações artísticas.
Traga sua ancestralidade, resistência e seu axé para que a nossa I Jornada Antirracista se consolide como um espaço amplo e diverso de diálogo e manifesto.
PROGRAMAÇÃO:
OBS: Na medida que as mesas forem atingindo sua lotação máxima, elas são retiradas do formulário.
8h00: Inicio do credenciamento
9h00 às 10h30 – Abertura:“Sou negro, guerreiro, mãe África e trago de herança a cor.” (Cantora e compositora: Monique Rocha)
10h30 às 12h00:Mesa 1 – Roda de conversa + Oficina de Slam – Juventude e participação política: Caminhos para enfrentar o racismo.
“Eles nunca choram as nossas dores, mas sempre censuram a nossa revolta.” (Cantor e compositor: Cesar MC)
10h30 às 12h00: Mesa 2 – Educação e equidade racial: o papel da lei 10.639 no enfrentamento ao racismo. –
“Eu proponho uma revolução a partir da palavra. A palavra que faz a diferença.” (Elisa Lucinda)
13h30 às 15h00: Mesa 3 – Violência, extermínio e segurança pública. – INSCRIÇÃO ESGOTADA
“Ó Deus, abençoe esse povo que mora no topo do mundo e toda família que acorda bem cedo e desce para trabalhar. É que eu moro no alto do morro, é que eu sou favela.” (Cantor e compositor: Cesar MC)
13h30 às 16h30 – Master Class – Micro Narrativas: Cinema de vizinhança
15h00 às 16h30: Mesa 4 – Caminhos para o enfrentamento ao racismo religioso no Espírito Santo. –
“África, meu coração te escuta em Yorubá. Zambi, dei-me chão, e fé pra eu ter em mim o poder do machado de Xangô.” (Cantor e compositor: Fabriccio)
15h00 às 16h30: Mesa 5 – Yayá Luzia: “Racismo Ambiental e o impacto na vida das mulheres quilombolas.” –
16h30 às 17h30 – Ato no Guerreiro Zulu: “Vou viver para lutar eternamente. A gente combinou de não morrer já que eles combinaram de matar a gente!” (Afrokizomba / Composição: Monique Rocha e Jean Carlos)
18h30 às 22h00 – Sessão Solene de entrega da Comenda Zacimba Gaba: “Eliminar o racismo e enegrecer o poder!”