Mariana Conti denuncia ação criminosa na expansão urbana em Campinas
Mariana-Conti.3jpg

Mariana Conti denuncia ação criminosa na expansão urbana em Campinas

Em audiência pública, parlamentar do PSOL alertou sobre o impacto ambiental do avanço da cidade sobre zonas rurais e denunciou ações do prefeito Dário Saadi

Mandato Mariana Conti 23 nov 2023, 14:55

Foto: Ascom Mariana Conti

Durante Audiência Pública na Câmara Municipal de Campinas que debateu alterações propostas na Lei 207, por meio do Projeto de Lei 88/2023, a vereadora Mariana Conti (PSOL) expressou críticas contundentes à expansão urbana prevista na primeira e as insuficiências da segunda em conter a devastação ambiental já em curso na cidade. A parlamentar fez um alerta para o que denominou “crime ambiental sem precedentes”, denunciando ações do prefeito Dário Saadi.

Mariana destacou a importância de utilizar os vazios urbanos em vez de expandir para áreas rurais, onde estão localizadas as áreas verdes essenciais para permeabilidade do solo (controle de enchentes) e no controle térmico.

Enfrentamento às mudanças climáticas

A vereadora alertou para a urgência climática, citando um estudo da Unicamp que demonstra um aumento de mais de 1°C na temperatura de Campinas nos últimos 34 anos, e ressaltou a importância das áreas urbanas, rurais e verdes na regulação térmica da cidade. 

“Estamos vivenciando na pele a urgência climática. A aplicação dos instrumentos urbanísticos para utilizar os vazios urbanos e não expandir para áreas rurais é crucial”, disse.

Manobras que servem aos grandes empreendimentos

Mariana Conti apontou contradições na Lei 207, questionando a destinação prioritariamente rural para a zona de expansão urbana. Criticou a criação de uma figura indefinida no novo zoneamento, considerando-a uma manobra, e alertou sobre os impactos da expansão urbana na ausência de proteção efetiva das áreas verdes e rurais. A vereadora questiona ainda a compatibilidade de edifícios em áreas de preservação ambiental, destacando uma falta de proteção efetiva dessas áreas. 

“A prefeitura está criando ilhas de matas cercadas por empreendimentos, o que pode ter impactos sérios na fauna e na preservação do ecossistema local”, alertou.

Crime ambiental de Dário Saadi

Mariana Conti concluiu enfatizando a necessidade de proteger efetivamente as áreas verdes e rurais da cidade. Destacou que qualquer alteração na legislação deve refletir uma mudança robusta em direção ao uso prioritariamente rural, para evitar a continuidade de crimes ambientais perpetrados pela Prefeitura de Campinas, que promove uma devastação ambiental na cidade.

“A aplicação prática da Lei 207, que propõe a expansão urbana prioritariamente rural, parece contradizer essa intenção. Criar edifícios próximos a áreas de preservação ambiental, como mencionado no projeto, é um verdadeiro crime ambiental em nossa cidade”, afirmou a vereadora.


TV Movimento

Global Sumud Flotilla: Por que tentamos chegar a Gaza

Importante mensagem de três integrantes brasileiros da Global Sumud Flotilla! Mariana Conti é vereadora de Campinas, uma das maiores cidades do Brasil. Gabi Tolotti é presidente do PSOL no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e chefe de gabinete da deputada estadual Luciana Genro. E Nicolas Calabrese é professor de Educação Física e militante da Rede Emancipa. Estamos unindo esforços no mundo inteiro para abrir um corredor humanitário e furar o cerco a Gaza!

Contradições entre soberania nacional e arcabouço fiscal – Bianca Valoski no Programa 20 Minutos

A especialista em políticas públicas Bianca Valoski foi convidada por Breno Altman para discutir as profundas contradições entre a soberania nacional e o arcabouço fiscal. Confira!

A história das Internacionais Socialistas e o ingresso do MES na IV Internacional

Confira o debate realizado pelo Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) em Porto Alegre no dia 12 de abril de 2025, com a presença de Luciana Genro, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina
Editorial
Israel Dutra | 12 set 2025

O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro

A condenação de Jair Bolsonaro e todo núcleo duro do golpismo é uma vitória democrática, que deve ser comemorada com a "guarda alta"
O 11 de setembro de nossa esperança – a prisão (finalmente) decretada do genocida Bolsonaro
Publicações
Capa da última edição da Revista Movimento
A ascensão da extrema direita e o freio de emergência
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Conheça o novo livro de Roberto Robaina!

Autores