‘Pai’ do Dia da Consciência Negra recebe título póstumo de Doutor Honoris Causa
UFRGS concedeu distinção ao poeta e escritor Oliveira Silveira, um dos mais destacados intelelctuais negros do Brasil
Foto: Instituto Oliveira Silveira/Divulgação
Via: Imprensa Assufrgs
No Dia da Consciência Negra, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao escritor Oliveira Silveira. A cerimônia de outorga, que ocorreu na manhã do dia 20, contou com a presença de familiares do homenageado, ex-colegas e ex-professores do poeta. A proposta de conceder o título foi do Instituto de Letras das UFRGS e do Movimento Negro.
O título foi recebido, em mãos, pela filha do escritor, Naiara Oliveira Silveira. Em seu discurso, ela evidenciou o caráter agregador do pai:
“Quando pensei no que iria falar num dia tão especial quanto esse, me veio o poema preferido dele: ‘Vamos juntos’ (…) Nesse vamos juntos, ele te convida a seguir, a continuar. Quando fala no poema, ‘me dá mão’, tem um significado importante. Para quem conheceu meu pai, sabe o que significa isso. Quantos ele aconselhou, orientou, preparou, escutou? Nós seguramos o legado dele para dar continuidade. Para que toda uma história não acabasse em janeiro de 2009, quando faleceu. Receber por ele, o título de Honoris Causa, é um dos projetos das pessoas que fizeram questão que ele tivesse esse reconhecimento máximo da universidade que se formou e tinha tanto carinho. Para todos esses que seguem o legado deste agora Doutor, eu peço: “Vamos juntos! Juntos, juntos, juntos!”
Maria da Graça Paiva, docente aposentada do Instituto de Letras, fez um resgate da trajetória do homenageado.
“Ele estava engajado em promover e valorizar o talento e o potencial dos coletivos negros. Nesse sentido, Oliveira conquistou afetos e desafetos ao longo da sua vida. Enquanto professor, comunicador, produtor cultural, poeta e historiador. Mas sua imortalidade se perpetua.”
Tamyres Filgueira, coordenadora-adjunta do NEABI UFRGS, afirma a importância da homenagem.
“Para nós, entregar o título de Honoris Causa para Oliveira Silveira é motivo de orgulho e de satisfação. Ele foi um grande incentivador da unificação do Movimento Negro. Grande incentivador da identidade do povo negro gaúcho. Queremos que esse movimento seja cada vez mais forte aqui no Rio Grande do Sul, por isso, viva Oliveira Silveira!”.
Quem foi
Oliveira Silveira é um marco no enfrentamento ao racismo no RS. Nascido em Touro Passo, distrito de Rosário do Sul (RS), em 16 de agosto de 1941, diplomou-se no Instituto de Letras da UFRGS e atuou no exercício do magistério em Porto Alegre. Foi um dos intelectuais negros de maior destaque no Estado e no país, participando ativamente de debates, encontros e mobilizações do Movimento Negro. Teve papel destacado na definição do 20 de novembro como Dia da Consciência Negra.
Como escritor, publicou, até 2005, dez títulos individuais de poesia; participou de antologias e coletâneas no país e no exterior. Na imprensa, publicou artigos, reportagens e alguns contos e crônicas. Participou de artigos e/ou ensaios em obras coletivas, teve poemas musicados.
O acervo do poeta e intelectual Oliveira Silveira está abrigado na Faced UFRGS. Composto por objetos arquivísticos, bibliográficos e museológicos guardados pelo poeta ao longo de sua vida, o acervo permite uma série de iniciativas no Programa “Oliveira na UFRGS”, que teve lançamento oficial dia 16 de agosto de 2023, em alusão ao aniversário do poeta.