Um triunfo retumbante do povo panamenho
Após grande pressão popular, a Suprema Corte de Justiça declara a inconstitucionalidade de lei a favor da mineração
Via MAS Panamá
A Suprema Corte de Justiça declara a inconstituicionalidade da Lei 406.
A luta do povo panamenho e sua mobilização permanente venceram uma dura batalha contra o establishment, contra o governo do PRD de Nito Cortizo e contra os pilares do Estado panamenho, o que conhecemos como o poder executivo encabeçado pelo presidente, o poder legislativo encabeçado pela assembleia de deputados e o poder judiciário, encabeçado pela suprema corte de justiça, que sem a pressão da mobilização popular não teria proferido esta decisão, prontamente e a favor das exigencias das mobilizações contra o contrato de mineração.
Esse é um triunfo do povo para a proteção do meio ambiente e, ao mesmo tempo, envolve uma sanção contra a corrupção da classe dominante, a corrupção que tem mantido a população oprimida e farta, e que tem sido veementemente denunciada em todas as manifestações. Todos sabem que esse contrato foi estabelecido sob o manto da corrupção, sob o sigilo entre a empresa de mineração e o governo e com a participação de muitas das figuras políticas do país, dos escritórios de advocacia influentes e de seus parentes e associados próximos. Todos os candidatos dos partidos tradicionais, como o PRD, Panameñismo, Cambio Democrático, R.M. (Ricardo Martinelli) e a maioria dos independentes se posicionaram a favor do contrato de mineração e, durante as marchas e mobilizações, esses candidatos permaneceram mudos porque seu discurso a favor da empresa de mineração configurou sua própria mordaça. Além disso, a manipulação, a ilegalidade e a conspiração, nos altos escalões, para dividir e enfraquecer o movimento social eram inegáveis. Mas a intensidade, o poder e a abrangência nacional da luta do povo derrotaram todos os tipos de manobras e conspirações para favorecer a mineradora.
O governo e a assembleia de deputados caíram em total descrédito, agora está claro na consciência de amplas camadas da população que os atuais governantes não os representam. Agora chega o período eleitoral, mas com a limitação de que todos os candidatos à eleição popular já estão registrados e a maioria absoluta deles pertence aos partidos que dominam a Assembleia de Deputados juntamente com o PRD. Somente a candidata presidencial Maribel Gordón, que tem participado e acompanhado essa luta, permanece ao lado das lutas do povo, propomos apoiar essa candidata combativa, para alcançar um novo governo, a favor dos trabalhadores e do povo, para que o triunfo na luta social seja transferido para a arena política, pedimos o apoio da candidata Maribel Gordón, com todas as forças que agora se multiplicam com esse triunfo popular.
Hoje será um dia de festa em todo o país, de abraços, emoção e expressões de afeto e solidariedade genuína entre a população, porque é, sem dúvida, um triunfo retumbante do povo panamenho.
Movimento Alternativo Socialista – Panamá. IV Internacional.