Justiça ordena reintegração de funcionários do Instituto de Cardiologia
Sindisaúde

Justiça ordena reintegração de funcionários do Instituto de Cardiologia

Em crise, fundação demitiu 223 trabalhadores de cinco hospitais no RS e no DF

Redação da Revista Movimento 4 dez 2023, 16:12

Foto: Sindisaúde-RS/Divulgação

A juíza Ana Paula Keppeler Fraga, da 22ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, determinou na semana passada a reintegração de 223 empregados demitidos da Fundação Universitária de Cardiologia (FUC)

“Defiro o pedido de antecipação de tutela, para determinar a reintegração dos substituídos despedidos nos dias 16 e 17 de novembro de 2023, nas mesmas condições anteriores à extinção, na medida em que ausente a exigência procedimental imprescindível de intervenção sindical prévia”, decidiu a juíza.

A decisão liminar defere processo movido pelo Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do Estado do RS (Sindisaúde/RS) e pelo Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Rio Grande do Sul (Sergs). No entendimento da juíza, a FUC feriu a lei ao não negociar previamente a demissão com representantes das categorias. Assim, deu prazo de cinco dias úteis para que a instituição comprove o retorno dos servidores, esclareça de que forma ocorreram as demissões e apresente a documentação relacionada às rescisões, como aviso prévio, FGTS e encaminhamento do seguro-desemprego. O prazo termina nesta terça-feira (5).

Em processo de recuperação judicial por uma dívida estimada em R$ 343 milhões, a FUC demitiu 20% de seu quadro de funcionários sem oferecer garantia nenhuma de pagamento dos direitos trabalhistas. As demissões ocorreram em cinco unidades de saúde administradas pela entidade: Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, Hospital de Alvorada, Hospital Padre Jeremias, em Cachoeirinha; Instituto de Cardiologia, Hospital Viamão, Hospital Regional de Santa Maria e Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal.

“Temos uma grande vitória para os trabalhadores. Lembro que a nossa grande preocupação era a chegada do final de ano, as festas natalinas, onde as pessoas não teriam como pagar as suas dívidas e a reintegração acaba corrigindo esta falha inicialmente”, avalia o presidente do Sindisaúde-RS, Júlio Jesien.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 21 dez 2024

Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro

A luta pela prisão de Bolsonaro está na ordem do dia em um movimento que pode se ampliar
Braga Netto na prisão. Está chegando a hora de Bolsonaro
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi