Militantes do MES de Minas Gerais e Espírito Santo realizam Escola de Quadros
Encontro de formação reuniu quadros dos dois estados da região sudeste
Nos dias 3 e 4 de novembro de 2023, as regionais do Espírito Santo e Minas Gerais, do Movimento Esquerda Socialista (MES), organizaram a 1ª Escola de Quadros interestadual entre esses dois estados. Este encontro ocorreu em Carapebus, na cidade de Serra/ES, e teve como objetivo formar e fortalecer os quadros do MES, reunindo militantes ecossocialistas, estudantes, trabalhadores da educação, assistentes sociais e psicólogos em um ambiente de aprendizado, cumplicidade e engajamento político. Contou ainda com a Deputada Estadual do ES Camila Valadão e a presidenta do PSOL do DF e dirigente nacional do MES, Giulia Tadini e Sara Azevedo, dirigente nacional do MES e candidata ao Senado por MInas Gerais.
O evento teve início na sexta-feira pela manhã, com uma cerimônia de abertura com a apresentação do MES, seus posicionamentos e suas lutas, sendo marcada por falas inspiradoras tanto da mesa quanto de partícipes. No turno da tarde trabalhou-se mais diretamente a formação política, com a explanação que teve como base o livro “Reforma e Revolução” de Rosa Luxemburgo. Este momento foi seguido de trabalho de grupo consolidando os conceitos apresentado e, posteriormente, apresentando-os coletivamente.
No segundo dia pela manhã trabalhamos concomitantemente com os temas “partido e a luta de massas” e “reconectando as partes com o todo: luta das mulheres, negros, negras e negres, LGBTQI+ e ambiental”. No turno vespertino a mesa composta trouxe o debate do “PSOL militante, independente e anticapitalista” provocando a militância para pensar e agir coletivamente a armação e articulação da corrente para as lutas do próximo período.
Durante o feriado, a 1ª Escola de Quadros interestadual ES-MG mostrou a importância do estudo e do debate coletivo, desde teoria política até táticas de mobilização. Foi um importante momento para aprofundar seus conhecimentos em áreas como economia política, movimentos sociais, feminismo, negritude, ecossocialismo e estratégias eleitorais.
Além disso, o encontro promoveu ainda momentos de integração e confraternização entre militantes do ES, que recém ingressaram no MES, e a experiência importante da militância mineira.
A “Escola de Quadros” organizada pelo MES nas regionais de Espírito Santo e Minas Gerais foi, sem dúvida, um evento inesquecível e aquecedor de redes e desejos de luta. É consensual a importância da Escola de Quadros para um maior entendimento das questões políticas e sociais que enfrentamos hoje, bem como com uma rede de contatos fortalecida e uma motivação renovada para a luta socialista