Sâmia e Fernanda representam contra ex-policial por falas criminosas
Evandro Guedes

Sâmia e Fernanda representam contra ex-policial por falas criminosas

Em aula de cursinho preparatório, homem incentivou violência sexual contra mulheres mortas

Tatiana Py Dutra 8 dez 2023, 10:56

Foto: Twitter/Reprodução

As deputadas federais Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Fernanda Melchionna (PSOL-RS) pediram que o Ministério Público Federal investigue um professor de cursos preparatórios para concursos em carreiras policiais que aparece em um vídeo incentivando os alunos a violar cadáveres de mulheres.

“Aí você está lá e vem uma menina do Pânico na TV morta. Meu irmão, com aquele ‘rabão’. E ela infartou de tanto tomar ‘bomba’ na porta do necrotério e tu levou lá para dentro”, diz ele. “Duas da manhã, não tem ninguém. Você bota a mão. Quentinha ainda. O que você vai fazer? Vai deixar esfriar? Meu irmão, eu assumo o fumo de responder pelo crime”.

O homem em questão é o ex-policial militar Evandro Guedes, que ainda instrui os alunos sobre técnicas para o cometimento do crime, como o uso de um secador de cabelo para reaquecer o cadáver. Amigo da família Bolsonaro, Guedes é fundador do curso AlfaCon, que prepara para concursos públicos. A empresa afirmou, em nota, que ele não faz parte mais da equipe. Não se sabe quando o vídeo foi gravado.

É difícil assistir o vídeo até o fim, pelas barbaridades que o “professor” ensina e pelo tom de deboche. Sâmia e Fernanda destacam que as falas são criminosas e se enquadram em incitação ao crime de vilipêndio de cadáver, previsto no Código Penal.

“Não é admissível que alguém que está na função de preparar futuros servidores públicos, ainda mais em carreiras tão sensíveis quanto aquelas ligadas à segurança pública, acredite ter o direito de se expressar nesses termos”, afirmam as parlamentares na representação. “Não bastasse a natureza torpe e violadora de direitos por si, os atos estimulados pelo senhor Evandro Guedes constituem crime, conforme prescreve o Código Penal”, acrescentam.

Dada a repercussão do vídeo, Guedes gravou outra mensagem em que minimiza (e piora) seu discurso:

“Se ela está morta, não é uma mulher. O que ela é? É um defunto, não é uma pessoa viva, não tem mais personalidade jurídica, porque ela morreu.

Nem na morte as mulheres têm paz.


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra e Roberto Robaina | 19 nov 2024

Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas

As recentes revelações e prisões de bolsonaristas exigem uma reação unificada imediata contra o golpismo
Prisão para Braga Netto e Bolsonaro! É urgente responder às provocações golpistas
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi