Nega Pataxó Presente!
WhatsApp-Image-2024-01-22-at-15.03.43

Nega Pataxó Presente!

Nota de repúdio ao assassinato de Nega Pataxó, liderança da comunidade indígena atacada por fazendeiros e PM baiana no Território Caramuru. Exigimos justiça!

Foto: Reprodução/PSOL

Durante a tarde deste domingo, 21 de janeiro, um dia após data em que comemoramos o dia da consciência indígena, fazendeiros fascistas apoiados da Polícia Militar da Bahia invadiram uma ocupação indígena em uma fazenda construída ilegalmente na Terra Indígena Caramuru, balearam 3 indígenas e assassinaram Nega Pataxó, companheira que além de liderança indígena era filiada ao PSOL e defendia os direitos dos povos originários.

O crime cometido com a justificativa de “reintegração de posse da fazenda” foi anunciado com anúncios e compartilhamentos nas redes sociais sob a campanha “invasão zero”. Pura distorção da realidade já que os fazendeiros que haviam feito construções ilegais no território indígena. É inadmissível que uma dita “reintegração de posse” completamente ilegal e criminosa tenha ocorrido com a assistência da Polícia Militar do governador Jerônimo (PT). Num pretexto de que que iria mediar o conflito, mesmo sem medida judicial ou nada relacionado a uma possível reintegração pelos fazendeiros a Polícia age de forma miliciana ao atuar em favor de fazendeiros deixa de cumprir seu trabalho, piorando quando o resultado disso é o crime hediondo de assassinato, mais uma vez mostrando a ineficiência do trabalho policial baiano, que agora além de sangue negro tem também sangue indígena nas mãos.

É impossível nos solidarizar sem dar nome aos culpados, cada latifundiário, cada policial envolvido nessa ação ilegal deve ser responsabilizado pelos inúmeros crimes cometidos durante essa ação claramente fascista e miliciana. Desejamos que a comunidade tenha seus direitos assegurados na realidade e que possam viver em paz ao seu modo sem a perseguição de forças do capital e muito menos de um estado que os deveria proteger. Nega Pataxó vive agora em nossa luta!

Mais que desejar condolências devemos cobrar justiça!


TV Movimento

Balanço e perspectivas da esquerda após as eleições de 2024

A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco debate o balanço e as perspectivas da esquerda após as eleições municipais, com a presidente da FLCMF, Luciana Genro, o professor de Filosofia da USP, Vladimir Safatle, e o professor de Relações Internacionais da UFABC, Gilberto Maringoni

O Impasse Venezuelano

Debate realizado pela Revista Movimento sobre a situação política atual da Venezuela e os desafios enfrentados para a esquerda socialista, com o Luís Bonilla-Molina, militante da IV Internacional, e Pedro Eusse, dirigente do Partido Comunista da Venezuela

Emergência Climática e as lições do Rio Grande do Sul

Assista à nova aula do canal "Crítica Marxista", uma iniciativa de formação política da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, em parceria com a Revista Movimento, com Michael Löwy, sociólogo e um dos formuladores do conceito de "ecossocialismo", e Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e fundador do PSOL.
Editorial
Israel Dutra | 06 dez 2024

A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica

A lutas dos trabalhadores em São Paulo foi um marco na mobilização para melhores jornadas de trabalho.
A greve da PepsiCo colocou a luta contra a escala 6×1 no chão da fábrica
Edição Mensal
Capa da última edição da Revista Movimento
Revista Movimento nº 54
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional
Ler mais

Podcast Em Movimento

Colunistas

Ver todos

Parlamentares do Movimento Esquerda Socialista (PSOL)

Ver todos

Podcast Em Movimento

Capa da última edição da Revista Movimento
Nova edição da Revista Movimento debate as Vértices da Política Internacional

Autores

Pedro Micussi